Autor |
Aguiar, Elisa da Silva; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7139813910977313; |
Orientador |
Almeida, Caroline Medeiros Martins de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2597529134963449; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Estudo sobre o uso das tecnologias digitais no segundo ano do ensino fundamental: percepções de pais, professores e gestores; |
Resumo |
Esta pesquisa tem como tema central as tecnologias digitais e suas relações com o
desenvolvimento infantil e contexto escolar. A questão problematizadora leva em consideração o contexto das tecnologias digitais em nossa sociedade, relacionando-as aos preceitos da Pedagogia Inaciana e diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. O objetivo geral da pesquisa é compreender as possibilidades e desafios das tecnologias digitais no desenvolvimento de crianças que frequentam o segundo ano do Ensino Fundamental I, a partir das percepções de gestores, professores, pais e/ou responsáveis dos alunos. A pesquisa foi realizada no Colégio Catarinense, localizado na cidade de Florianópolis, uma escola particular, de caráter filantrópico, pertencente a Rede Jesuíta de Educação. Os participantes da pesquisa são os professores, gestores, pais e/ou responsáveis que acompanharam os alunos do segundo ano do Ensino Fundamental I no ano letivo de 2022. O procedimento adotado foi o estudo de caso, com abordagem mista, de caráter exploratório. Os resultados desta pesquisa fazem um alerta a todos os sujeitos envolvidos na ação educativa, apontando os benefícios e riscos que as tecnologias
digitais apresentam para o desenvolvimento infantil. Aprender a lidar com elas nos dias de hoje é uma competência fundamental, que deve ser desenvolvida ao longo da vida escolar e aprimorada na vida adulta. As tecnologias digitais, de fato, trouxeram grandes possibilidades à vida humana, porém, com elas vieram também grandes desafios, que apontam para a necessidade de investimento em ciclos de formação para professores, gestores e pais, a fim de que assumam uma postura mais consciente e crítica frente ao uso desses recursos em nosso contexto social, cultural e político. Por fim, a proposta de intervenção deste estudo se constitui como um produto final, podendo servir de referência para outros estudos que desejam refletir sobre os desafios e possibilidades que as tecnologias digitais apresentam ao contexto escolar, bem como para o desenvolvimento das crianças nos dias de hoje.; |
Abstract |
This research has as its central theme digital technologies and their relations with child
development and school context. The problematizing question takes into account the context of digital technologies in our society, relating them to the precepts of The Inatian Pedagogy and guidelines of the Base Nacional Comum Curricular. The general objective of the research is to understand the possibilities and challenges of digital technologies in the development of children attending the second year of Elementary School I, based on the perceptions of managers, teachers, parents and/or guardians of students. The research was carried out at Colégio Catarinense, located in the city of Florianópolis, a private school of philanthropic character, belonging to the Jesuit Network of Education. The participants of the research are the teachers, managers, parents and/or guardians who accompanied the students of the second year of Elementary School I in the school year 2022. The procedure adopted was the case study, with a mixed approach, of exploratory nature. The results of this research alert all subjects involved in the educational action, pointing out the benefits and risks that digital technologies present for
child development. Learning to deal with them today is a fundamental competence that must be developed throughout school life and improved in adulthood. Digital technologies, in fact, brought great possibilities to human life, but with them came great challenges, which point to the need for investment in training cycles for teachers, managers and parents, in order to take a more conscious and critical stance towards the use of these resources in our social, cultural and political context. Finally, the intervention proposal of this study is a final product, and can serve as a reference for other studies that wish to reflect on the challenges and possibilities that digital technologies present to the school context, as well as for the development of children nowadays.; |
Palavras-chave |
Tecnologias digitais; Educação; BNCC; Desenvolvimento infantil; Digital technologies; Education; Child development; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2022-12-20; |
Agência de fomento |
Rede Jesuíta de Educação; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12528; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |