Resumo:
Muitas cidades e localidades são surpreendidas com a possibilidade de se tornarem cenário para uma produção audiovisual, o que gera muita expectativa entre seus moradores durante todas as fases da realização, desde a pré-produção até o lançamento em salas de cinema, plataformas de streaming e em canais abertos de televisão. A gravação de um filme, série ou novela traz uma movimentação atípica aos territórios envolvidos, sendo que na maioria das vezes o impacto é positivo, gerando oportunidades de emprego e impulsionando o comércio local. Entretanto, este impacto é passageiro e costuma durar até o lançamento da produção, já que após este período de exibição, gradativamente a obra vai perdendo a força midiática que possui. Mesmo assim, legados audiovisuais são deixados por este processo e precisam ser reconhecidos, valorizados e mais bem explorados. O objetivo deste trabalho foi utilizar as contribuições do design estratégico como meio de reconhecer e prolongar o impacto de tais legados, possibilitando que seja desenvolvido o turismo criativo e cinematográfico em localidades que receberam locações. Como objeto de estudo, utilizou-se a cidade de Antônio Prado, no Rio Grande do Sul, que serviu de cenário para o filme O Quatrilho (1995) e para a série Desalma (2020). A metodologia deste trabalho utilizou como base os estudos territoriais de Massimo Canevacci e Italo Calvino. A partir da prática realizada em campo e, também, de modo virtual desenvolveu-se um instrumento de mapeamento de legados audiovisuais intitulado Ecossistema de Legados Audiovisuais em Territórios (ELAT), que foi testado com a análise das duas produções gravadas na cidade que é objeto de estudo.