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Design, território e cinema : os legados audiovisuais como estratégia de desenvolvimento do turismo criativo em cidades de pequeno porte

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metadataTrad.dc.contributor.author Becker, Lucas;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/4754398558601506;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Tarouco, Fabrício Farias;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8766936376184905;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Design, território e cinema : os legados audiovisuais como estratégia de desenvolvimento do turismo criativo em cidades de pequeno porte;
metadataTrad.dc.description.resumo Muitas cidades e localidades são surpreendidas com a possibilidade de se tornarem cenário para uma produção audiovisual, o que gera muita expectativa entre seus moradores durante todas as fases da realização, desde a pré-produção até o lançamento em salas de cinema, plataformas de streaming e em canais abertos de televisão. A gravação de um filme, série ou novela traz uma movimentação atípica aos territórios envolvidos, sendo que na maioria das vezes o impacto é positivo, gerando oportunidades de emprego e impulsionando o comércio local. Entretanto, este impacto é passageiro e costuma durar até o lançamento da produção, já que após este período de exibição, gradativamente a obra vai perdendo a força midiática que possui. Mesmo assim, legados audiovisuais são deixados por este processo e precisam ser reconhecidos, valorizados e mais bem explorados. O objetivo deste trabalho foi utilizar as contribuições do design estratégico como meio de reconhecer e prolongar o impacto de tais legados, possibilitando que seja desenvolvido o turismo criativo e cinematográfico em localidades que receberam locações. Como objeto de estudo, utilizou-se a cidade de Antônio Prado, no Rio Grande do Sul, que serviu de cenário para o filme O Quatrilho (1995) e para a série Desalma (2020). A metodologia deste trabalho utilizou como base os estudos territoriais de Massimo Canevacci e Italo Calvino. A partir da prática realizada em campo e, também, de modo virtual desenvolveu-se um instrumento de mapeamento de legados audiovisuais intitulado Ecossistema de Legados Audiovisuais em Territórios (ELAT), que foi testado com a análise das duas produções gravadas na cidade que é objeto de estudo.;
metadataTrad.dc.description.abstract Many cities and towns are surprised by the possibility of becoming the set for an audio-visual production, which generates great expectations among their residents during all stages of production, from pre-production to release in movie theaters, streaming platforms and on open television channels. The recording of a film, series or soap opera brings an atypical movement to the territories involved, and most of the time the impact is positive, generating job opportunities and boosting local commerce. However, this impact is fleeting and usually lasts until the release of the production, since after this exhibition period, the work gradually loses the media power it has. Even so, audio-visual legacies are left by this process and need to be recognized, valued and better explored. The objective of this work was to use the contributions of strategic design as a means of recognizing and extending the impact of such legacies, allowing the development of creative and cinematographic tourism in locations that received locations. As an object of study, the city of Antônio Prado, in Rio Grande do Sul, was used, which served as the location for the film O Quatrilho (1995) and for the series Desalma (2020). The methodology of this work was based on the territorial studies of Massimo Canevacci and Italo Calvino. From the practice carried out in the field and, also, in a virtual way, an instrument for mapping audio-visual legacies entitled Ecosystem of Audio-visual Legacies in Territories (EALT) was developed, which was tested with the analysis of the two productions recorded in the city that is the subject of study;
metadataTrad.dc.subject Design estratégico; Territórios; Cinema; Turismo; Locações; Legados audiovisuais; Strategic design; Territories; Tourism; Locations; Audio-visual legacies;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2023-03-24;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12450;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Design;


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