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metadataTrad.dc.contributor.author | Schulz, Joice Daiane; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor | Müller, Melissa Hickmann; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4921819164090121; |
metadataTrad.dc.publisher | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.title | “A gente pode ver muita coisa através do desenho, né?”: formas e finalidades atribuídas ao desenho no cotidiano de uma escola de educação infantil; |
metadataTrad.dc.description.resumo | Existem, atualmente, variadas definições e finalidades com as quais o adulto enxerga o ato de desenhar. Muitas vezes, a produção do desenho gráfico é a maneira pela qual as crianças sentem-se mais seguras e confortáveis para comunicarem-se com os adultos, ainda assim, percebe-se a necessidade de averiguar de que forma e com qual finalidade o desenho está sendo ofertado no cotidiano das escolas de educação infantil, onde muitas crianças se encontram durante grande parte de seus dias. Será que é atribuído ao desenho a devida importância? Neste trabalho, além de investigar de que forma e com quais finalidades o desenho é proposto em uma escola de educação infantil municipal, localizada na Encosta da Serra Gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul, objetiva se também entender, a partir das referências estudadas, o quanto a produção gráfica é essencial enquanto ferramenta de expressão e ação do pensamento da criança. Além disso, busca-se compreender e evidenciar a importância e a necessidade de um olhar atento direcionado aos desenhos infantis, possibilitando o aprimoramento de práticas pedagógicas docentes voltadas ao tema. O presente estudo é de cunho qualitativo e foi desenvolvido, primeiramente, a partir da revisão bibliográfica acerca do desenho infantil, tema abordado pelas autoras Rosa Iavelberg (2006, 2013, 2020), Edith Derdyk (2015), e Nancy Rabello (2019). Além disto, realizou-se uma entrevista com três professoras da escola participante, coletou-se os cadernos de planejamento de cada uma delas, referente ao ano de 2019, a fim de refletir sobre seus conhecimentos e percepções acerca do tema. Como resultados da pesquisa, destaca-se que cada docente possui uma concepção particular referente ao desenho, mas todas o julgam importante. Quanto às finalidades atribuídas, a mais destacada foi o uso do desenho como forma de registro após a apresentação de uma história e/ou conteúdo. Ademais, as professoras salientaram sobre suas orientações às crianças conforme as suas ideias de “desenho bonito”. Ressalta-se, também, o uso de desenhos prontos em suas proposições pedagógicas. Os dados coletados permitiram perceber a importância do desenho enquanto linguagem de expressão e ação do pensamento da criança. Em síntese, as docentes utilizam constantemente o desenho em suas propostas pedagógicas, porém, parecem carecer de um maior aprofundamento de estudos técnico-científicos em relação à temática, o que as leva, com notável frequência, a 6 estereótipos e usos sem evidente intencionalidade pedagógica. Logo, pode-se afirmar que é de suma importância a formação continuada para o grupo docente em relação à abordagem do desenho infantil em seu cotidiano.; |
metadataTrad.dc.subject | Entrevistas; Análise documental; Desenho; Educação infantil; |
metadataTrad.dc.type | TCC; |
metadataTrad.dc.date.issued | 2021-07-07; |
metadataTrad.dc.identifier.uri | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12408; |
metadataTrad.dc.audience.educationLevel | Graduação; |
metadataTrad.dc.curso | Pedagogia; |