Mostrar registro simples

Autor Brixner, Enaer;
Orientador Fochi, Paulo Sergio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4284708571035688;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A relação adulto e criança na educação infantil;
Resumo Este Trabalho busca compreender como ocorre a relação entre adultos e crianças na Educação Infantil. Em um primeiro momento, houve a estruturação do capítulo com o Estado da Arte, onde buscou-se pesquisas que contribuíssem para a discussão do assunto e a elaboração do referencial teórico. Na sequência, foi estruturado o capítulo teórico abordando os seguintes aspectos: a identidade da Educação Infantil, identidade da criança, identidade do professor e a relação adulto/criança, com referência nos principais autores Fochi (2020), Nakata e Oliveira (2019), Costa (2015), Baptista (2011) e Dias e Bhering (2004). A produção dos dados ocorreu a partir de observações em uma escola pública, em uma turma de crianças de 4 a 5 anos, durante o período de 10 de dezembro de 2020 á 23 de dezembro de 2020, em uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul. Esse primeiro percurso, juntamente com as anotações no Diário de Campo, resultaram na estruturação de grades que serviram para a construção das análises. Esse tipo de pesquisa se inspira no trabalho Nigito (2004) que também tem pesquisado o cotidiano pedagógico da Educação Infantil. A partir disso, foi possível analisar que as relações são estabelecidas a partir da imagem de uma criança que necessita do adulto para a compreensão do mundo ao seu redor e ainda que as relações são firmadas com a necessidade do adulto mostrar a sua superioridade, criando uma dependência da criança em relação a ele. Dessa forma, compreendo a necessidade de três movimentos: a construção de uma nova identidade da criança, adultos com trabalhos que se baseiam na autorreflexão e a discussão em torno do assunto das relações entre adultos e crianças, visando uma relação que compreenda a formação integral da criança na Educação Infantil e de uma relação que entenda adultos e crianças como indivíduos com papéis colaborativos e ativos.;
Palavras-chave Educação Infantil; Cotidiano Pedagógico; Relação adulto e criança;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-07-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12404;
Nivel Graduação;
Curso Pedagogia;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística