RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Relações entre escola, território e comunidade em uma área de vulnerabilidade social

Mostrar registro simples

Autor Silva, Juliana Ferreira da;
Orientador Silva, Rodrigo Manoel Dias da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9524885475616516;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Relações entre escola, território e comunidade em uma área de vulnerabilidade social;
Resumo O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema central as relações estabelecidas entre escola, território e comunidade em uma área de vulnerabilidade social. A escolha do tema partiu das inquietações da autora enquanto professora da escola objeto desta pesquisa. A relevância deste tema está relacionada à necessidade de se problematizar o sentido da escola e as intervenções que vêm sendo feitas a fim de reduzir a pobreza e a desigualdade social em comunidades vulneráveis. Sendo assim, esse estudo teve por objetivo investigar os desafios encontrados na realidade de uma escola pública situada em território de vulnerabilidade social, de acordo com as perspectivas dos professores. Os procedimentos metodológicos adotados foram entrevistas semiestruturadas, realizadas com três professores da escola em análise, sendo eles um professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, um dos anos finais e outro que contava com experiência em ambos os períodos. Através da análise dos dados investigados, foi possível verificar que os professores têm ciência da condição de vulnerabilidade social que a comunidade vivencia, possuindo sentimentos de angústia, incertezas e impotência frente à realidade apresentada. Entretanto, apesar de muitas vezes sentirem-se desmotivados frente à baixa expectativa em relação à educação por parte da comunidade e dos alunos, buscam prover pequenos auxílios, como doação de roupas, calçados e materiais escolares. Além disso, procuram, em suas práticas pedagógicas, aliar os conhecimentos científicos à realidade dos alunos, buscando fazê-los refletir sobre situações cotidianas e acreditar na educação como fonte de transformação de suas realidades, porém, apesar disso, possuem pouca esperança de que seus alunos irão efetivamente mudar suas condições de pobreza, pois creem que isso só será possível quando a família e os próprios estudantes sentirem vontade de mudar de vida, acreditando na educação. Esse estudo revela que os professores de comunidades periféricas necessitam ser ouvidos e amparados, pois sentem-se abandonados tanto pelo governo quanto pela sociedade em geral. Destaca-se a necessidade de dar continuidade a estudos relacionados a essa temática para que se possa pensar em estratégias para qualificar a educação em escolas que muitas vezes são “invisíveis” em nossa sociedade.;
Palavras-chave Escola; Vulnerabilidade social; Pobreza; Educação transformadora;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-12-05;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12350;
Nivel Graduação;
Curso Pedagogia;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística