Resumo:
A perda de alunos é um fenômeno complexo que pode ter um impacto negativo
sobre o sistema educacional. Em instituições privadas, é uma importante perda de
receita que pode impactar sua sustentabilidade. Está associado a fatores que incluem
o não cumprimento das expectativas das pessoas quanto aos seus valores e desejos,
além de causas múltiplas, relacionadas a fatores e variáveis objetivas e subjetivas.
Estas estão relacionadas aos contextos econômicos, políticos, culturais e sistemas
educacionais, assim como às instituições educacionais. Nesse âmbito, surge, então,
a figura dos sistemas de detecção precoce de perda, do inglês Early Detection
Systems (EDS), para a correta predição do risco de perda de alunos, tendo em vista
a intervenção cada vez mais individualizada, pois partem de dados do aluno,
buscando relacioná-los a fatores que indiquem, com antecedência, esse potencial de
perda. Este estudo tem como objetivo analisar se o sistema de detecção precoce
(EDS), a ser proposto e aplicado no contexto do ensino fundamental, anos finais dos
colégios da Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), oferece
informações que subsidiem a detecção precoce da perda de alunos. A pesquisa busca
responder à seguinte questão: o EDS aplicado no contexto dos colégios da ANEAS
oferece qual resposta como instrumento de apoio aos gestores educacionais na
identificação de potencial perda de alunos no ensino fundamental? Trata-se de uma
abordagem mista, dos tipos documental e experimental, utilizando-se o ERP Sinergia
como base de dados para a análise exploratória e para estabelecer o modelo preditivo
(EDS). Os resultados deste estudo mostram que o EDS proposto é eficaz e, com a
experiência e conjunção de novos atributos com maior ganho de informação, ele pode
ser melhorado. Isso torna possível desenvolver uma ferramenta que ajuda a
administração educacional a identificar potenciais perdas de alunos e permitir que
ações sejam tomadas para retê-los.