Autor |
Silber, Cláudia Caldas; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4359409715060285; |
Orientador |
Souza, Yeda Swirski de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2454662413132139; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A criação de valor em situações não familiares na ótica da teoria dos stakeholders; |
Resumo |
Segundo a visão da Teoria dos Stakeholders (TS), as relações com stakeholders são
direcionadas para a criação e distribuição de valor envolvendo múltiplos stakeholders,
tendo em vista a realização de um propósito ligado à razão de existir da empresa.
Identificou-se lacuna na TS referente à criação de valor em contextos organizacionais
marcados por situações não familiares. Tendo em vista essa lacuna, o objetivo
principal deste estudo será analisar como uma organização realiza a criação de valor
em situações não familiares. A pandemia da covid-19 oportunizou o contexto –
caracterizado como não familiar – para a realização deste estudo. Para realização da
pesquisa, adotou-se a estratégia do estudo de caso em uma empresa reconhecida
pela trajetória na gestão de múltiplos stakeholders. Foram utilizados dados primários
e secundários. Verificou-se que, no contexto pesquisado, a definição e a estratégia de
gestão de stakeholders foram afetadas, prevalecendo ações de curto prazo e com
atenção àqueles com vulnerabilidade de sobrevivência. Assim, o trabalho contribui
para os estudos sobre definição da relevância de stakeholders, revelando que
situações não familiares afetam estratégias de gestão com stakeholders. A pesquisa
também contribui em suas implicações gerenciais, apontando para a atenção
necessária de gestores quanto à composição do portfólio de stakeholders e suas
vulnerabilidades.; |
Abstract |
According to the Stakeholder Theory (TS) view, relationships with Stakeholders are
directed towards the creation and distribution of value involving multiple Stakeholders,
with a view to achieving a purpose linked to the company's reason for existing. A gap
was identified in the TS regarding the creation of value in organizational contexts
marked by unfamiliar situations. In view of this gap, the main objective of this study
was to analyze how an organization creates value in unfamiliar situations. The Covid19 pandemic provided the context for carrying out this study, characterized as
unfamiliar. To carry out the research, the case study strategy was adopted in a
company recognized for its trajectory in the management of multiple Stakeholders.
Primary and secondary data were used. It was found that in the researched context,
the definition and management strategy of Stakeholders were affected, prevailing
short-term actions and with attention to Stakeholders with survival vulnerability. Thus,
the study contributes to studies on defining the relevance of Stakeholders, revealing
that unfamiliar situations affect management strategies with Stakeholders. The
research also contributes to its managerial implications, pointing to the necessary
attention of managers to the composition of the portfolio of Stakeholders and their
vulnerabilities.; |
Palavras-chave |
Teoria dos stakeholders; Gestão de stakeholder; Relevância de stakeholders; Criação de valor; Situações não familiares; Stakeholder theory; Stakeholder management; Stakeholder relevance; Value creation; Unfamiliar situations; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2023-01-10; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12211; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Administração; |