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A criação de valor em situações não familiares na ótica da teoria dos stakeholders

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Autor Silber, Cláudia Caldas;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4359409715060285;
Orientador Souza, Yeda Swirski de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2454662413132139;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título A criação de valor em situações não familiares na ótica da teoria dos stakeholders;
Resumo Segundo a visão da Teoria dos Stakeholders (TS), as relações com stakeholders são direcionadas para a criação e distribuição de valor envolvendo múltiplos stakeholders, tendo em vista a realização de um propósito ligado à razão de existir da empresa. Identificou-se lacuna na TS referente à criação de valor em contextos organizacionais marcados por situações não familiares. Tendo em vista essa lacuna, o objetivo principal deste estudo será analisar como uma organização realiza a criação de valor em situações não familiares. A pandemia da covid-19 oportunizou o contexto – caracterizado como não familiar – para a realização deste estudo. Para realização da pesquisa, adotou-se a estratégia do estudo de caso em uma empresa reconhecida pela trajetória na gestão de múltiplos stakeholders. Foram utilizados dados primários e secundários. Verificou-se que, no contexto pesquisado, a definição e a estratégia de gestão de stakeholders foram afetadas, prevalecendo ações de curto prazo e com atenção àqueles com vulnerabilidade de sobrevivência. Assim, o trabalho contribui para os estudos sobre definição da relevância de stakeholders, revelando que situações não familiares afetam estratégias de gestão com stakeholders. A pesquisa também contribui em suas implicações gerenciais, apontando para a atenção necessária de gestores quanto à composição do portfólio de stakeholders e suas vulnerabilidades.;
Abstract According to the Stakeholder Theory (TS) view, relationships with Stakeholders are directed towards the creation and distribution of value involving multiple Stakeholders, with a view to achieving a purpose linked to the company's reason for existing. A gap was identified in the TS regarding the creation of value in organizational contexts marked by unfamiliar situations. In view of this gap, the main objective of this study was to analyze how an organization creates value in unfamiliar situations. The Covid19 pandemic provided the context for carrying out this study, characterized as unfamiliar. To carry out the research, the case study strategy was adopted in a company recognized for its trajectory in the management of multiple Stakeholders. Primary and secondary data were used. It was found that in the researched context, the definition and management strategy of Stakeholders were affected, prevailing short-term actions and with attention to Stakeholders with survival vulnerability. Thus, the study contributes to studies on defining the relevance of Stakeholders, revealing that unfamiliar situations affect management strategies with Stakeholders. The research also contributes to its managerial implications, pointing to the necessary attention of managers to the composition of the portfolio of Stakeholders and their vulnerabilities.;
Palavras-chave Teoria dos stakeholders; Gestão de stakeholder; Relevância de stakeholders; Criação de valor; Situações não familiares; Stakeholder theory; Stakeholder management; Stakeholder relevance; Value creation; Unfamiliar situations;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Tese;
Data de defesa 2023-01-10;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12211;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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