Autor |
Takemori, Sueli; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1937299848646767; |
Orientador |
Ghisleni, Ana Cristina; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6448185346010413; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A pedagogia do esporte e suas interlocuções com a formação integral na rede jesuíta de educação; |
Resumo |
O presente estudo trata da reflexão e análise das práticas esportivas existentes como atividades de contraturno nas três instituições pesquisadas e do papel do esporte a partir da concepção formativa proposta pela Rede Jesuíta de Educação (RJE). O objetivo geral da pesquisa é compreender o papel das práticas esportivas complementares e fortalecer interlocuções entre a Pedagogia do Esporte e a formação integral preconizada pelo PEC (2016; 2021), tanto no âmbito pedagógico quanto na perspectiva de gestão. A fundamentação teórica procurou mostrar estudos acerca da Pedagogia do Esporte que dialogam com a perspectiva da formação integral, como os de Paes, Galatti, Machado, Scaglia, Ferreira, Reverdito, D’Angelo, e com a temática da educação integral, a partir de Arroyo, Pacheco, Titton e Klein. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, realizada em três instituições da Rede Jesuíta de Educação. Para o levantamento de dados, foi realizado um estudo de casos múltiplos (YIN, 2015), que permitiu utilizar diferentes fontes de evidências, como materiais de divulgação, projetos político-pedagógicos, projetos de esporte, entrevistas aplicadas com quatro gestores de esporte e questionários aplicados com onze professores de esportes das três instituições. Para a análise de dados, utilizamos a Análise Textual Discursiva (MORAES, GALIAZZI, 2006). Como resultados, concluímos que os esportes podem se manifestar de diferentes formas nas mesmas instituições. O ponto convergente entre os gestores foi a importância do PEC (2016; 2021) como documento basilar para pensar o esporte na perspectiva da formação integral dos estudantes, e, entre os professores, a contribuição do esporte para a formação do ser humano na sua integralidade. Como proposta de intervenção,
sugere-se criar espaços de diálogo entre os coordenadores e supervisores da área de
esporte dos colégios da Rede Jesuíta de Educação para pensar o esporte como
unidade educativa da escola voltada à formação integral, assim como promover
eventos esportivos próprios da Rede, que atendam à visão de um esporte
participativo, inclusivo e integrado.; |
Abstract |
The present study deals with the reflection and analysis of existing sports practices as
after-hours activities in the three researched institutions and the role of sport from the
formative concept proposed by the Brazilian Jesuit Education Network (RJE). The
general objective is to understand the role of complementary sports practices and
dialogue intensifiers in Sport Pedagogy and the comprehensive training recommended
by the PEC (2016; 2021), both in the pedagogical scope and in the management
perspective. The theoretical foundation seeks to show studies of Sport Pedagogy that
dialogue with the perspective of integral formation, such as those of Paes, Galatti,
Machado, Scaglia, Ferreira, Reverdito, D'Angelo, and with the theme of integral
education, from Arroyo, Pacheco, Titton and Klein. The methodology used was
qualitative, carried out in three institutions of the Brazilian Jesuit Education Network.
For the survey, it was a different case of multiple cases (YIN, 2015), which used
publicity materials, political projects, applied projects, carried out with four sport
managers, with projects applied with eleven sports teachers from the three institutions.
For data analysis, we used Discursive Textual Analysis (MORAES, GALIAZZI, 2006).
As a result, we concluded that sports can manifest themselves in different ways in
institutions. The converging point among managers was the importance of the PEC
(2016; 2021) as a basic document to think about sports from the perspective of the
integral formation of students, and, among teachers, the contribution of sports to the
formation of the human being in its entirety. As an intervention proposal, it was
proposed to create spaces for dialogue among the supervising coordinators of the
network's sports area to the vision of a participatory, inclusive and integrated sport.; |
Palavras-chave |
Esporte; Pedagogia do esporte; Educação integral; Prática pedagógica; Gestão educacional; Sport; Sport pedagogy; Comprehensive education; Pedagogical practices; Educational management; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2022-10-25; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12194; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |