RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O design como catalisador na gestão das aprendizagens no ensino fundamental

Mostrar registro simples

Autor Grein, Liliane de Fátima;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/940296730722489;
Orientador Almeida, Caroline Medeiros Martins de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2597529134963449;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título O design como catalisador na gestão das aprendizagens no ensino fundamental;
Resumo A presente pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre Design e Educação no processo de construção do conhecimento e na gestão das aprendizagens dos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental. Para tanto, a pesquisa foi realizada com 30 estudantes do 9º no do Ensino Fundamental do Colégio Medianeira, instituição de ensino da Rede Jesuíta de Educação Básica, situada em Curitiba, capital do Paraná. Para a metodologia, utilizou-se a abordagem qualitativa e, para o procedimento metodológico, optou-se pela pesquisa-ação, fundamentada no pensamento teórico de Thiollent (2011). Os dados foram coletados por meio de questionário e diário de campo. Posteriormente, foram tratados via análise de conteúdo (Bardin, 2021) e análise descritiva (Angrosino, 2007), respectivamente. A fundamentação teórica segue na direção das mudanças na sociedade contemporânea e na sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem. Ainda aborda gestão escolar e inovação; o processo catalisador e o Design; Design e educação; a interdisciplinaridade e o Design; Design como disciplina e alfabetização visual; letramento digital; aprendizagem por meio de projetos de Design; BNCC e as habilidades para o século 21; visão da Unesco sobre aprendizagens para o século 21 e os colégios jesuítas comprometidos com a excelência humana e acadêmica. Os resultados indicam que quando o campo do Design e da educação se aproximam, conduzindo o estudante como protagonista do seu próprio aprendizado, o Design atua como um catalizador nas aprendizagens e propulsor de mudança em seu meio social. Assim, a pesquisa apresenta como projeto de intervenção, um plano de aulas pensado de modo que seja possível ser adaptado por outras instituições que tenham como foco uma proposta pedagógica que contribua no desenvolvimento pleno do sujeito, capaz de atuar em uma sociedade em constante transformação. Com a finalização da disciplina de Design, a comunidade escolar teve conhecimento sobre a proposta de intervenção desenvolvida pelos estudantes, pautada por um projeto global, que tem como objetivo conscientizar sobre o direito da criança à educação. Esta dissertação reforça as potencialidades do Design na educação básica com foco no desenvolvimento de habilidades relevantes na formação de sujeitos conscientes, competentes, compassivos e comprometidos no suporte à mudança social.;
Abstract This research aims to analyze the relationship between Design and Education in the process of knowledge construction and the learning management of students in the 9th year of Elementary School. Therefore, the research was carried out with 30 students from the 9th grade of Elementary School at Medianeira school, a teaching institution of the Jesuit Basic Education Network, located in Curitiba, capital of Paraná. The used methodology was the qualitative approach and, as a methodological procedure, action research was chosen, based on the theoretical thinking of Thiollent (2011). Data were collected through a questionnaire and a diary. Subsequently, they were treated via content analysis (Bardin, 2021) and descriptive analysis (Angrosino, 2007), respectively. The theoretical foundation follows the direction of changes in contemporary society and the information, knowledge, and learning society. It also addresses school management and innovation; the catalytic process and Design; Design and education; interdisciplinarity and Design; Design as a discipline and visual literacy; digital literacy; learning through Design projects; BNCC and Skills for the 21st Century; UNESCO's vision of learning for the 21st century and Jesuit colleges committed to human and academic excellence. The results indicate that when the field of Design and education assembles, leading the student as the protagonist of their learning, we understand Design as a catalyst in learning and a driver of change in their social environment. Thus, the research presents as an intervention project, a lesson plan designed so that it can be adapted by other institutions that focus on a pedagogical proposal that contributes to the full development of the subject, capable of acting in a society in constant transformation. With the completion of the Design's discipline, the school community became aware of the intervention proposal developed by the students, based on a global project, which aims to raise awareness about the right of the child to education. This dissertation reinforces the potential of Design in basic education with a focus on the development of relevant skills in the conscious formation, of competent, compassionate subjects, committed to supporting social change.;
Palavras-chave Design; Alfabetização digital; Aprendizagem por meio de projetos de Design; Ensino Fundamental 2; Pesquisa-ação; Digital literacy; Learning through Design projects; Elementary Education 2; Action research;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-08-24;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12190;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística