Autor |
Grein, Liliane de Fátima; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/940296730722489; |
Orientador |
Almeida, Caroline Medeiros Martins de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2597529134963449; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
O design como catalisador na gestão das aprendizagens no ensino fundamental; |
Resumo |
A presente pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre Design e Educação no processo de construção do conhecimento e na gestão das aprendizagens dos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental. Para tanto, a pesquisa foi realizada com 30 estudantes do 9º no do Ensino Fundamental do Colégio Medianeira, instituição de ensino da Rede Jesuíta de Educação Básica, situada em Curitiba, capital do Paraná. Para a metodologia, utilizou-se a abordagem qualitativa e, para o procedimento metodológico, optou-se pela pesquisa-ação, fundamentada no pensamento teórico de Thiollent (2011). Os dados foram coletados por meio de questionário e diário de campo. Posteriormente, foram tratados via análise de conteúdo (Bardin, 2021) e análise descritiva (Angrosino, 2007), respectivamente. A fundamentação teórica segue na direção das mudanças na sociedade contemporânea e na sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem. Ainda aborda gestão escolar e inovação; o processo catalisador e o Design; Design e educação; a interdisciplinaridade e o Design; Design como disciplina e alfabetização visual; letramento digital; aprendizagem por meio de projetos de Design; BNCC e as habilidades para o século 21; visão da Unesco sobre aprendizagens para o século 21 e os colégios jesuítas comprometidos com a excelência humana e acadêmica. Os resultados indicam que quando o campo do Design e da educação se aproximam,
conduzindo o estudante como protagonista do seu próprio aprendizado, o Design atua
como um catalizador nas aprendizagens e propulsor de mudança em seu meio social.
Assim, a pesquisa apresenta como projeto de intervenção, um plano de aulas pensado
de modo que seja possível ser adaptado por outras instituições que tenham como foco
uma proposta pedagógica que contribua no desenvolvimento pleno do sujeito, capaz
de atuar em uma sociedade em constante transformação. Com a finalização da
disciplina de Design, a comunidade escolar teve conhecimento sobre a proposta de
intervenção desenvolvida pelos estudantes, pautada por um projeto global, que tem
como objetivo conscientizar sobre o direito da criança à educação. Esta dissertação
reforça as potencialidades do Design na educação básica com foco no
desenvolvimento de habilidades relevantes na formação de sujeitos conscientes,
competentes, compassivos e comprometidos no suporte à mudança social.; |
Abstract |
This research aims to analyze the relationship between Design and Education
in the process of knowledge construction and the learning management of students in
the 9th year of Elementary School. Therefore, the research was carried out with 30
students from the 9th grade of Elementary School at Medianeira school, a teaching
institution of the Jesuit Basic Education Network, located in Curitiba, capital of Paraná.
The used methodology was the qualitative approach and, as a methodological
procedure, action research was chosen, based on the theoretical thinking of Thiollent
(2011). Data were collected through a questionnaire and a diary. Subsequently, they
were treated via content analysis (Bardin, 2021) and descriptive analysis (Angrosino,
2007), respectively. The theoretical foundation follows the direction of changes in
contemporary society and the information, knowledge, and learning society. It also
addresses school management and innovation; the catalytic process and Design;
Design and education; interdisciplinarity and Design; Design as a discipline and visual
literacy; digital literacy; learning through Design projects; BNCC and Skills for the 21st
Century; UNESCO's vision of learning for the 21st century and Jesuit colleges
committed to human and academic excellence. The results indicate that when the field
of Design and education assembles, leading the student as the protagonist of their
learning, we understand Design as a catalyst in learning and a driver of change in their
social environment. Thus, the research presents as an intervention project, a lesson
plan designed so that it can be adapted by other institutions that focus on a
pedagogical proposal that contributes to the full development of the subject, capable
of acting in a society in constant transformation. With the completion of the Design's
discipline, the school community became aware of the intervention proposal developed
by the students, based on a global project, which aims to raise awareness about the
right of the child to education. This dissertation reinforces the potential of Design in
basic education with a focus on the development of relevant skills in the conscious
formation, of competent, compassionate subjects, committed to supporting social
change.; |
Palavras-chave |
Design; Alfabetização digital; Aprendizagem por meio de projetos de Design; Ensino Fundamental 2; Pesquisa-ação; Digital literacy; Learning through Design projects; Elementary Education 2; Action research; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2022-08-24; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12190; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |