Autor |
Geuer, Víctor Stefan Pires; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4252466723048580; |
Orientador |
Mariucci, Sérgio Eduardo; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2953498380644384; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A contribuição de flusser para uma ética do design; |
Resumo |
O presente trabalho tem como objetivo contribuir, através de um aprofundamento na
obra do filósofo tcheco-brasileiro Vilem Flusser, para o debate levantado por autores
como Manzini (1992), Findeli (2001) e Latour (2014), a respeito de um novo horizonte
de valores que possa superar o legado modernista do design. Partindo de uma
abordagem crítico-reflexiva, que, segundo Beccari, Portugal e Padovani (2017),
também pode ser compreendida como filosófica e, nos termos de Franzato e Bentz
(2016), como metaprojetual, buscamos na obra flusseriana os subsídios e a inspiração
para repensarmos os fundamentos axiológicos do design moderno. O fio condutor da
pesquisa está na relação entre as ideias apresentadas por Flusser em seus ensaios
dedicados ao design e a sua crítica à modernidade e à tecnociência moderna
desenvolvida pelo autor em algumas de suas obras mais relevantes como, por
exemplo, O Último Juízo: Gerações (2017) e o Vampyroteuthis Infernalis (2012). A
postura crítica adotada, incomum no campo do design, busca enfatizar a
indissociabilidade entre as dimensões estética, ética e epistemológica na prática dos
designers na medida em que critica a separação entre arte (pensamento valorativo
subjetivo) e técnica (pensamento científico objetivo), que, segundo Flusser, funda a
idade moderna.; |
Abstract |
The present work aims to contribute, through a dive into the work of the CzechBrazilian philosopher Vilém Flusser, to the debate raised by authors such as Manzini
(1992), Findeli (2001) and Latour (2014), regarding a new horizon of values that could
overcome the modernist legacy of design. Starting from a critical-reflexive approach,
which, according to Beccari, Portugal and Padovani (2017), can also be understood
as philosophical and, according to Franzato and Bentz (2016), as metaprojectual, we
seek in the Flusserian work the subsidies and inspiration to rethink the axiological
foundation of modern design. The guiding principle of this research is the relationship
between the ideas presented by Flusser in his essays dedicated to design and his
critique of modernity and modern technoscience developed by the author in some of
his most relevant works, such as, for example, O Último Juízo: Gerações (2017) and
Vampyroteuthis Infernalis (2012). The critical posture adopted, unusual in the field of
Design, seeks to emphasize the inseparability between the aesthetical, ethical and
epistemological dimensions in the practice of designers insofar as it criticizes the
separation between art (subjective evaluative thinking) and technique (objective
scientific thinking) which, according to Flusser, founded the modern age.; |
Palavras-chave |
Flusser; Filosofia do design; Ética no design; Filosofia da tecnologia; Metaprojeto; Philosophy of design; Ethics in design; Philosophy of technology; Metaproject; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2022-09-30; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12155; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Design; |