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Autor Geuer, Víctor Stefan Pires;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4252466723048580;
Orientador Mariucci, Sérgio Eduardo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2953498380644384;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A contribuição de flusser para uma ética do design;
Resumo O presente trabalho tem como objetivo contribuir, através de um aprofundamento na obra do filósofo tcheco-brasileiro Vilem Flusser, para o debate levantado por autores como Manzini (1992), Findeli (2001) e Latour (2014), a respeito de um novo horizonte de valores que possa superar o legado modernista do design. Partindo de uma abordagem crítico-reflexiva, que, segundo Beccari, Portugal e Padovani (2017), também pode ser compreendida como filosófica e, nos termos de Franzato e Bentz (2016), como metaprojetual, buscamos na obra flusseriana os subsídios e a inspiração para repensarmos os fundamentos axiológicos do design moderno. O fio condutor da pesquisa está na relação entre as ideias apresentadas por Flusser em seus ensaios dedicados ao design e a sua crítica à modernidade e à tecnociência moderna desenvolvida pelo autor em algumas de suas obras mais relevantes como, por exemplo, O Último Juízo: Gerações (2017) e o Vampyroteuthis Infernalis (2012). A postura crítica adotada, incomum no campo do design, busca enfatizar a indissociabilidade entre as dimensões estética, ética e epistemológica na prática dos designers na medida em que critica a separação entre arte (pensamento valorativo subjetivo) e técnica (pensamento científico objetivo), que, segundo Flusser, funda a idade moderna.;
Abstract The present work aims to contribute, through a dive into the work of the CzechBrazilian philosopher Vilém Flusser, to the debate raised by authors such as Manzini (1992), Findeli (2001) and Latour (2014), regarding a new horizon of values that could overcome the modernist legacy of design. Starting from a critical-reflexive approach, which, according to Beccari, Portugal and Padovani (2017), can also be understood as philosophical and, according to Franzato and Bentz (2016), as metaprojectual, we seek in the Flusserian work the subsidies and inspiration to rethink the axiological foundation of modern design. The guiding principle of this research is the relationship between the ideas presented by Flusser in his essays dedicated to design and his critique of modernity and modern technoscience developed by the author in some of his most relevant works, such as, for example, O Último Juízo: Gerações (2017) and Vampyroteuthis Infernalis (2012). The critical posture adopted, unusual in the field of Design, seeks to emphasize the inseparability between the aesthetical, ethical and epistemological dimensions in the practice of designers insofar as it criticizes the separation between art (subjective evaluative thinking) and technique (objective scientific thinking) which, according to Flusser, founded the modern age.;
Palavras-chave Flusser; Filosofia do design; Ética no design; Filosofia da tecnologia; Metaprojeto; Philosophy of design; Ethics in design; Philosophy of technology; Metaproject;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-09-30;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12155;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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