Autor |
Ferreira, Élida de Lima; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8996003316306594; |
Orientador |
Fausto Neto, Antonio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6946599956105105; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Complexificação do acontecimento na sociedade em midiatização: circulação e atorização do caso Gianecchini; |
Resumo |
Este trabalho estuda os processos comunicacionais engendrados na construção de um acontecimento midiático em torno do adoecimento de uma celebridade. Para tanto, nossas reflexões se baseiam nos pressupostos teóricos desenvolvidos em pesquisas de comunicação social, estabelecendo interlocução com conceitos situados nos estudos da sociologia, mobilizados para a observação de práticas, operações e processos de uma sociedade em midiatização. O objetivo geral da pesquisa é analisar as estratégias discursivas na construção do Caso Gianecchini, observando indícios de operações de circulação e atorização. Organizamos os materiais em dois grupos interdependentes. O primeiro deles é constituído por elementos que atentam para a biografia midiática do ator Reynaldo Gianecchini, sinalizando para a filiação deste à condição de celebridade. O segundo grupo é composto por materiais que versam sobre o adoecimento desse personagem midiático e os desdobramentos do Caso sob a tessitura de narrativas midiáticas. Com vistas a dar conta da complexidade do objeto, agrupamos as categorias de análise em dois conjuntos, conforme a natureza destas. Os conceitos trabalhados ao longo da pesquisa constituem as categorias operativas, as quais mobilizam conceitos trabalhados neste estudo. No segundo conjunto, temos as categorias analíticas, com foco nos aspectos verbo-visuais desses discursos midiáticos. As reflexões ao longo do estudo permitem algumas percepções sobre o objeto de pesquisa, como as operações de circulação e de atorização que se projetam na diversidade de lugares por onde o acontecimento se mostra e no deslocamento de atores sociais para a instância da produção. Atentamos, também, para pistas das estratégias discursivas acionadas na construção do acontecimento e na manutenção deste no espaço público, conforme novos e imprecisos desdobramentos narrativos são realizados sobre a vida privada da celebridade. Nesse sentido, compreendemos a complexificação do acontecimento conforme os atores sociais, internos ou não ao universo das instituições midiáticas, protagonizam operações típicas de uma sociedade em midiatização.; |
Abstract |
This work studies the communicational processes engendered in the construction of a media event surrounding the illness of a celebrity. Therefore, our reflections are based on the theoretical assumptions developed in social communication researches, establishing a dialogue with concepts situated in sociology studies, mobilized for the observation of practices, operations and processes of a society in mediatization. The general aim of the research is to analyze the discursive strategies in the construction of the Gianecchini case, observing evidence of circulation and actorization operations. The materials were organized into two interdependent groups. The first is constituted by elements which look to the media biography of the actor Reynaldo Gianecchini, signaling to his affiliation with the celebrity status. The second group is composed of materials that deal with the illness of this media character and the developments of the case under the texture of media narratives. In order to account for the complexity of the object, we grouped the analysis categories in two sets, according to their nature. The concepts developed throughout the research constitute operative categories, which mobilizes concepts developed in this study. In the second set we have the analytical categories, focusing on the verbalvisual aspects of these media discourses. The reflections throughout the study allow some insights into the research object, such as the circulation and actorization operations that are projected in the several places where the event happens and the displacement of social actors for the production instance. We also alert to the clues of the discursive strategies triggered in the construction of the event and the maintenance of this public space, as new and inaccurate narrative developments are performed about the private life of the celebrity. In this sense, we understand the complexity of the event, as social actors, internal or not to the universe of media institutions, are the main characters in the typical operations of a society in mediatization.; |
Palavras-chave |
Midiatização; Circulação; Atorização; Acontecimento; Gianecchini; Mediatization; Circulation; Actorization; Event; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2016-07-27; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12149; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |