Resumen:
Este trabalho estuda os processos comunicacionais engendrados na construção de um acontecimento midiático em torno do adoecimento de uma celebridade. Para tanto, nossas reflexões se baseiam nos pressupostos teóricos desenvolvidos em pesquisas de comunicação social, estabelecendo interlocução com conceitos situados nos estudos da sociologia, mobilizados para a observação de práticas, operações e processos de uma sociedade em midiatização. O objetivo geral da pesquisa é analisar as estratégias discursivas na construção do Caso Gianecchini, observando indícios de operações de circulação e atorização. Organizamos os materiais em dois grupos interdependentes. O primeiro deles é constituído por elementos que atentam para a biografia midiática do ator Reynaldo Gianecchini, sinalizando para a filiação deste à condição de celebridade. O segundo grupo é composto por materiais que versam sobre o adoecimento desse personagem midiático e os desdobramentos do Caso sob a tessitura de narrativas midiáticas. Com vistas a dar conta da complexidade do objeto, agrupamos as categorias de análise em dois conjuntos, conforme a natureza destas. Os conceitos trabalhados ao longo da pesquisa constituem as categorias operativas, as quais mobilizam conceitos trabalhados neste estudo. No segundo conjunto, temos as categorias analíticas, com foco nos aspectos verbo-visuais desses discursos midiáticos. As reflexões ao longo do estudo permitem algumas percepções sobre o objeto de pesquisa, como as operações de circulação e de atorização que se projetam na diversidade de lugares por onde o acontecimento se mostra e no deslocamento de atores sociais para a instância da produção. Atentamos, também, para pistas das estratégias discursivas acionadas na construção do acontecimento e na manutenção deste no espaço público, conforme novos e imprecisos desdobramentos narrativos são realizados sobre a vida privada da celebridade. Nesse sentido, compreendemos a complexificação do acontecimento conforme os atores sociais, internos ou não ao universo das instituições midiáticas, protagonizam operações típicas de uma sociedade em midiatização.