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A criança e o reconhecer: Axel Honneth, amor e o primado do reconhecimento

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Autor Weschenfelder, Kelvin Felipe;
Orientador Helfer, Inácio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5246255686057823;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A criança e o reconhecer: Axel Honneth, amor e o primado do reconhecimento;
Resumo O objeto do presente trabalho é compreender reconhecimento e infância a luz da filosofia de Axel Honneth, mais especificamente nos textos Luta por Reconhecimento (1992) e Reificação (2006), além de compreender o Amor na teoria honnethiana, analisar o primado do reconhecimento para Honneth e compreender o desenvolvimento da autoconfiança na infância. Para atingir tais objetivos será feito uma análise comparativa entre textos além de uma bibliografia complementar em livros e artigos para que a discussão se torne presente em nossa realidade. Os resultados da pesquisa apontam para uma continuidade entre textos sendo possível compreender i) uma mudança de postura de Honneth de quem seria o parceiro de relação da criança, ii) a necessidade de quebra da visão egocêntrica da criança; iii) a importância da esfera do amor na teoria honnethiana; e iv) relação entre os vínculos primários da criança com as demais relações humanas do futuro adulto. A partir desses apontamentos é possível compreender a filosofia de Honneth como um contraponto a visão empirista da infância e repensar, na realidade brasileira, a responsabilidade e o tratamento para com as crianças em prol de um panorama que comporte o reconhecimento necessário.;
Palavras-chave Reconhecimento; Infância; Reificação;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-06-24;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12122;
Nivel Graduação;
Curso Filosofia;


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