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A dimensão sócioemocional em diálogo com o currículo e a formação integral

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Autor Santos, Lívia Madalena Farani;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0514171005904834;
Orientador Rocha, Maria Aparecida Marques da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9462952469104050;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A dimensão sócioemocional em diálogo com o currículo e a formação integral;
Resumo O presente trabalho objetiva analisar como a dimensão socioemocional dialoga com o currículo e a formação integral. Para isso, examina-se como a dimensão socioemocional é contemplada nos currículos dos colégios da Rede Jesuíta de Educação (RJE) a partir das suas práticas, intencionalidades e acompanhamento dos seus gestores educacionais. Com a finalidade de atingir o objetivo dessa pesquisa, foi escolhida a abordagem qualitativa, com a proposta metodológica do estudo de casos múltiplos, tendo a participação de três instituições educacionais da RJE. Para a coleta de dados, foi utilizada a análise documental, entrevista semiestruturada e roda de conversa. A análise dos documentos enviados pelos colégios foi importante para a apreciação da prática e do desenvolvimento da dimensão socioemocional nas instituições educacionais. Foram entrevistados 3 diretores acadêmicos que participaram e colaboraram de forma efetiva, afetiva e ativa, explicitando as suas práticas, as suas crenças, valores, experiências das suas instituições e, dessa forma, puderam corroborar com a qualificação do trabalho. As rodas de conversas tiveram a participação de 6 professores, 2 de cada instituição educacional, que atuam no Ensino Fundamental 1. Estes professores também contribuíram com a pesquisa no sentido de explicitarem suas práticas, percepções, crenças e experiências em sala de aula. Toda a análise do conteúdo pesquisado possibilitou a reflexão e categorização do material adquirido, pois os elementos coletados foram essenciais para uma análise e avaliação das proposições. Através das narrativas e análise dos documentos foi perceptível que as instituições pesquisadas se sustentam em suas práticas pedagógicas que possuem como alicerce a Pedagogia Inaciana. Os achados da pesquisa apontam que existe uma preocupação e um diálogo entre a dimensão socioemocional, o currículo e a formação integral. Sinalizam as intencionalidades, as percepções, os valores, sentidos e experiências vivenciadas nas instituições educacionais na perspectiva da aprendizagem integral. A pesquisa é relevante, também, no âmbito da gestão educacional com um papel importante para acompanhar, estimular, impulsionar e potencializar o desenvolvimento da dimensão socioemocional, além de contribuir e evidenciar as práticas pedagógicas das instituições, apoiando e contribuindo com a formação dos professores e de toda a equipe docente. Como proposta de intervenção, sugere-se a criação de grupos de trabalho com as instituições da Rede com o objetivo de potencializar a dimensão socioemocional nos currículos, visando à formação integral, além de qualificar as práticas pedagógicas na perspectiva de formação das instituições educacionais, com a intenção de realizar trocas exitosas para a qualificação do projeto político pedagógico de cada colégio.;
Abstract The present work aims to analyze how the socio-emotional dimension dialogues with the curriculum and integral formation. For this, it is analyzed how the socio-emotional dimension is contemplated in the curricula of the schools of the RJE (Jesuit Education Network) from their practices, intentions and monitoring of their educational managers. In order to achieve the objective of this research, a qualitative approach was chosen, with the methodological proposal the study of multiple cases, with the participation of three educational institutions of the EJN. For data collection, document analysis, semi-structured interviews and conversation circles were used. The analysis of the documents sent by the schools was important for the appreciation of the practice and development of the socio-emotional dimension in educational institutions. Three academic directors were interviewed who participated and collaborated effectively, affectively and actively, explaining their practices, beliefs, values, experiences of their institutions and, in this way, were able to corroborate the qualification of the work. The conversation circles had the participation of 6 teachers, 2 from each educational institution, who work in Elementary School 1. These teachers also contributed to the research in order to explain their practices, perceptions, beliefs and experiences in the classroom. All the analysis of the researched content allowed the reflection and categorization of the material acquired, since the collected elements were essential for an analysis and evaluation of the propositions. Through the narratives and analysis of documents, it was noticeable that the institutions surveyed are based on their pedagogical practices that have the Ignatian Pedagogy as a foundation. The research findings indicate that there is a concern and a dialogue between the socio-emotional dimension, the curriculum and comprehensive training. They also signal the intentions, perceptions, values, meanings and experiences lived in educational institutions in the perspective of integral learning. Research is also relevant, in the context of educational management, with an important role in monitoring, stimulating, boosting and enhancing the development of the socio-emotional dimension, in addition to contributing and highlighting the pedagogical practices of institutions supporting and contributing to the training of teachers and of all the teaching staff. As an intervention proposal, it is suggested the creation of working groups with the institutions of the Network with the objective of enhancing the socio-emotional dimension in the curricula, aiming at comprehensive training, in addition to qualifying pedagogical practices in the perspective of training educational institutions and with the intention to carry out successful exchanges for the qualification of the pedagogical political project of each school.;
Palavras-chave Dimensão socioemocional; Currículo; Formação integral; Educando; Socioemotional dimension; Curriculum; Integral training; Students;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-05-31;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11914;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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