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Para além do diploma fraco: análise da contribuição para a justiça social pela educação superior privada

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Autor Mendes, Ana Luiza Fernandes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9273541815942309;
Orientador Dowbor, Monika Weronika;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9020322641323049;
Co-orientador Resende, Roberta Carnelos;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/1629983424418711;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Para além do diploma fraco: análise da contribuição para a justiça social pela educação superior privada;
Resumo O campo de educação superior e das políticas educacionais é permeado pelas discussões entre o público e o privado, das políticas de acesso e de financiamento e da regulação do Estado. É notória entre os pesquisadores, em sua maioria, a defesa do público em detrimento do privado, colocado nos textos como uma rede que oferta cursos com qualidade inferior, que precariza o trabalho docente, que engessa currículos, com uma formação limitada, incapaz de inserir o egresso em boas posições no mercado de trabalho. Esse cenário instigou e conformou a hipótese da tese, se uma IES, mesmo privada, pode ser justa; se esse Diploma Fraco, que não faria diferença na vida dos alunos concluintes, pode contribuir com a justiça social. Diante da mercantilização da educação superior, e sua consequente pressão por lucro, entendendo que a qualidade do percurso formativo do egresso é basilar para que se tenha consciência crítica, visão de mundo e qualificação profissional, e que a regulação do Estado induz essa qualidade, as Instituições de Educação Superior (IES) privada podem ser justas? Assim, a partir da proposição de um modelo heurístico de uma IES Justa a tese analisa a contribuição para a justiça social pelas instituições de educação superior privada. O caminho metodológico do trabalho foi desenhado a partir de três aportes teóricos; Educação Superior, Regulação e Justiça Social, dos quais foram construídos os conceitos para a concepção de uma escola justa, com base nos estudos de François Dubet, John Rawls e Nancy Fraser, e do papel da regulação na educação superior, analisados pelas lentas do Neoinstitucionalismo Histórico (NIH) e dos Instrumentos de Políticas. Com isso um modelo heurístico foi proposto para pensar uma IES justa no qual foram construídas quatro categorias a priori, que respaldaram a análise de conteúdo, por meio de indicadores que levaram à análise dos dados resultantes dos estudos em duas instituições privadas do país, situadas em regiões periféricas de duas capitais do país, entre abril de 2020 e outubro de 2021. A análise foi iniciada pela Lei do Sinaes, de seus instrumentos, e pode-se extrair dessa análise que esse Sistema foi pensado a partir da formação integral do aluno, contemplada em suas dez dimensões avaliativas. Contudo, o texto da política, quando na prática, tem resultados e efeitos que podem gerar consequências diferentes das planejadas, quando são materiais na sociedade. Por isso, o Sinaes é permeado por críticas, dada a ênfase no Enade e na geração de indicadores que ranqueiam as instituições e que por vezes não são capazes de expressar o que de fato ocorre no contexto da IES e na formação do aluno. Partiu-se para a leitura integral documentos institucionais PDI e PPC, que deixaram claro o espelhamento do Sinaes na concepção de políticas e de propostas alinhadas com as dimensões e eixos avaliativos dos instrumentos de avaliação. Os documentos apresentam alinhamentos com os indicadores de justiça social. Nessas IES ainda foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores e aplicado um questionário com os alunos concluintes. Os gestores defendem o papel transformador da educação superior na vida dos alunos, mas não possuem apropriação integral dos documentos institucionais. Foram observados alguns distanciamentos entre os documentos da IES com a nota mais baixa no Conceito Preliminar de Curso (CPC) e sua apropriação pelos gestores, mas que não trouxeram consequências objetivas na percepção dos alunos. Os concluintes das duas IES, com perfis socioeconômicos próximos, confirmam a importância da discriminação positiva e percebem a formação integral pelas IES, com uma maior aproximação à IES justa dos alunos da IES A, que possui CPC máximo.;
Abstract The field of higher education and educational policies is permeated by discussions between public and private, access and financing policies and state regulation. For the most part, it’s notorious the defense of the public in detriment of the private among researchers, with the private system described in texts as an education network that offers courses of inferior quality and limited training, makes teaching work precarious, stifles curricula and is incapable of inserting the graduate in good positions in the labor market. This context instigated and shaped the hypothesis of the thesis: whether a HEI, even a private one, can be fair; whether this Weak Diploma, which supposedly does not make a difference in the lives of graduating students, can contribute to social justice. In face of higher education as a commodity and its consequent pressure for profit, that the understanding that the quality of the graduate's training path is essential for a critical awareness, worldview and professional qualification and that the regulation of the State induces this quality, can private higher education institutions be fair? Thus, the thesis analyzes the contribution of higher education institutions to social justice by the private system based on the proposition of a heuristic model of a Fair HEI. The methodological path of the work was designed based on three theoretical contributions: Higher Education, Regulation and Social Justice, from which the concepts for the notion of a fair school were built based on the studies of François Dubet, John Rawls and Nancy Fraser, and on the role of regulation of higher education analyzed by the slow of Historical Neo-institutionalism (NIH) and Policy Instruments. At first, four categories that supported the content analysis were designed through indicators that led to the analysis of resultant data from studies in two private institutions located in the peripheral regions of two capitals of the country between April 2020 and October of 2021. In these HEIs, the institutional documents PDI and PPC were analyzed and semi-structured interviews were carried out with the managers and a questionnaire was applied to the graduating students. From the analysis of the Sinaes Law and its instruments, it’s possible to infer that this system was designed based on the integral training of the student and contemplated in its ten evaluative dimensions. However, in practice, the policy text has results and effects that can create different consequences from those planned, when they materialize in society. As a result, Sinaes is permeated by criticism, given its emphasis on Enade and on its production of indicators that rank institutions but fail to express what actually occurs in the context of the HEI and in the training of students. The full reading of the documents made Sinaes’ mirroring clear and its orientation towards the construction of policies and proposals aligned with social justice. Managers endorse the transforming role of higher education in the lives of students, but they do not have full ownership of institutional documents. Some gaps were observed between the documents of HEI B and their appropriation by managers, with lower Preliminary Course Concept (CPC), but they did not bring objective consequences in the students' perception. Graduates with similar socioeconomic profiles from the two HEIs confirm the importance of positive discrimination and they perceive that the full training offered by the HEIs are very close to the fair HEI of the students of HEI A, which has the highest score in the CPC.;
Palavras-chave Justiça social; Educação superior privada; Regulação; Sinaes; Modelo heurístico; Social justice; Private high education; Regulation; Heuristic model;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia;
Tipo Tese;
Data de defesa 2022-01-14;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11828;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais;


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