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Inven!ra : plataforma de interação ecológica para o desenvolvimento de metodologias e práticas inventivas

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Autor Coelho, Antonio Augusto Borges;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8144542550703479;
Orientador Schlemmer, Eliane;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5391034042353187;
Co-orientador Morgado, Leonel;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/6796144839482643;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Inven!ra : plataforma de interação ecológica para o desenvolvimento de metodologias e práticas inventivas;
Resumo O avanço das plataformas digitais reflete o avanço da tecnologia, bem como da sociedade compartilhada através das plataformas e redes sociais. Esse movimento de plataformização se faz presente nos mais variados domínios do viver e conviver na contemporaneidade. Pessoas, em todo o mundo, podem contratar uma hospedagem, bem como uma experiência em qualquer cidade do mundo em plataformas como AirBnB, solicitar uma viagem pelo Uber, pedir comida pelo Ifood ou ainda, ler notícias no Facebook. Quando as pessoas fazem isso, habitam essas plataformas, as quais oferecem serviço personalizado e contribuem para a inovação em cada setor ao qual se vinculam. Neste contexto, estão também as plataformas digitais para a Educação. A pesquisa que constitui esta dissertação contribui para o desenvolvimento da Plataforma Inven!RA - Instalação Inventiva Reticular Atópica, a partir da seguinte problemática: Como uma plataforma digital pode auxiliar no desenvolvimento de metodologias e práticas pedagógicas inventivas? O objetivo é compreender quais elementos tecnológicos uma plataforma digital precisa contemplar a partir do mapeamento/levantamento de requisitos de desenvolvimento para propiciar o desenvolvimento de metodologias e práticas pedagógicas inventivas. Inspirado no método cartográfico de pesquisa-intervenção, buscou-se pistas com professores que desenvolvem atividades inventivas com os estudantes, a fim de compreender quais são as principais dificuldades enfrentadas por eles. A partir das pistas encontradas, são identificadas funcionalidades necessárias à plataforma Inven!RA. Como resultados, além da constatação de que a as pesquisas sobre plataformas digitais na área de educação não contemplam o desenvolvimento de metodologias e práticas pedagógicas inventivas, foram identificados, através das pistas os requisitos necessários para que uma plataforma digital possa possibilitar o desenvolvimento de metodologias e práticas inventivas, entre eles estão arquitetura de desenvolvimento, design na construção de objetos, cocriação de conteúdo, experiência do habitante, assim como outros que foram detalhados nos resultados. Alguns desses requisitos resultaram no desenvolvimento do protótipo apresentado.;
Abstract The advancement of digital platforms reflects the advancement of technology, as well as the advancement of shared society through platforms and social networks. This platforming movement is present in the most varied domains of living in contemporary times. People all over the world can book accommodation, as well as experiences in any city in the world on platforms such as AirBnB, request a trip through Uber, order food through iFood or even read news on Facebook. When people do this, they inhabit these platforms, which offer personalized service and contribute to innovation in each sector to which they are linked. In this context, there are also digital platforms for Education. The research that constitutes this dissertation contributes to the development of the Inven!RA Platform - Atopic Reticular Inventive Installation, based on the following problem: How can a digital platform help in the development of inventive pedagogical methodologies and practices? The objective is to understand which technological elements a digital platform needs to include in order to facilitate the development of inventive pedagogical methodologies and practices. Inspired by the cartographic method of research-intervention, clues were sought with teachers who develop inventive activities with students, in order to understand what are the main difficulties faced by them. From what was found, necessary functionalities for the Inven!RA platform were identified. As a result, in addition to the finding that research on digital platforms in the area of education does not include the development of inventive pedagogical methodologies and practices, it was identified, through the clues, the necessary requirements for a digital platform to enable the development of methodologies and inventive practices, among them are development architecture, design in object construction, content co-creation, inhabitant experience, as well as others that were detailed in the results. Some of these requirements resulted in the development of the presented prototype.;
Palavras-chave Educação; Plataformas digitais; Tecnologias digitais; Cognição inventiva; Metodologias e práticas inventivas; Atividade inventiva; Education; Digital platforms; Digital tecnologies; Inventive cognition; Inventive methodologies practices; Inventive activity;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-04-26;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11801;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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