Resumo:
Esta dissertação tem como tema a implementação do Projeto Piloto do Novo Ensino Médio. Possui como questão norteadora “Quais os desdobramentos e os efeitos da implementação do projeto piloto do Novo Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Caic Madezatti no município de São Leopoldo?”. Essa definição se dá em função de o governo do estado do Rio Grande do Sul ter iniciado a implementação do Projeto Piloto do Novo Ensino Médio em algumas escolas da rede estadual nos anos de 2019 e 2020. As mudanças propostas sofreram o atravessamento da pandemia e isolamento provocados pela Covid 19. O objetivo geral dessa pesquisa foi compreender os desdobramentos e efeitos do projeto piloto no processo de implementação do Novo Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Caic Madezatti, no município de São Leopoldo, escola essa que configura como campo empírico desse estudo. Esta é uma pesquisa aplicada, de natureza qualitativa. A produção de dados foi realizada a partir de análise documental (CELLARD, 2008); observação participante (YIN, 2001); questionários mediados por tecnologia e entrevistas (MINAYO, 2001). Os questionários foram respondidos por 18 docentes, via Google Formulário, em 2020. As entrevistas aconteceram em novembro de 2021, uma no formato presencial, com 8 professores participantes, e outra no formato online, via Google Meet, com 7 docentes. A análise de dados deu-se a partir da análise textual discursiva e da categorização, Moraes (2003) e Gatti (2004). A fundamentação teórica tem como principais referências os autores Michael Young (2007) e José Carlos Libâneo (2016), com a temática: o papel da escola; Acácia Kuenzer (2017), Nora Krawczyk e Celso João Ferretti (2017), flexibilização; e Antonio Novoa (2019) e Altair Fávero e Diego Bechi (2020) sobre o trabalho docente. Percebe-se, nos resultados obtidos, que foi “vendida” para os alunos a ideia de protagonismo e participação nas definições do Novo Ensino Médio. Contudo, as preferências dos estudantes: foco no Enem, cursos profissionalizantes, gosto pelas artes e esportes não estão contempladas na reforma. É fundamental que políticas públicas garantam uma escola de qualidade com foco na aprendizagem. Para isso, estas precisam ser pensadas a partir de uma formação integral do ser humano e não a partir de um viés mercadológico. Neste sentido, a flexibilização curricular, proposta para o Novo Ensino Médio, reduz o ensino do conhecimento técnico, científico e filosófico adquirido pela humanidade ao longo dos séculos e dá ênfase ao utilitarismo e ao individualismo emergencial para atender uma demanda transitória do mercado de trabalho. Como resultado imediato nas escolas, os docentes acabam sobrecarregados com o aumento da demanda de trabalho, pois atendem um número maior de alunos após a reforma e não receberam formação continuada. Ademais, sentem-se desvalorizados com a redução, ou quase extinção, de suas áreas de formação na nova matriz curricular proposta. Somandose a isso, durante o período de isolamento social em 2020 e 2021, os docentes investiram recursos próprios para garantir as aulas no modelo remoto. Mesmo naquele período conturbado de pandemia, professoras e professores declararam que sua maior preocupação era com o processo de ensino/aprendizagem.