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As relações étnico-raciais na trajetória escolar de jovens do Quilombo Chácara das Rosas

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Autor Malonn, Carina;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0468887839586147;
Orientador Fritsch, Rosangela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5203131170203547;
Co-orientador Pasinato, Darciel;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/5203131170203547;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título As relações étnico-raciais na trajetória escolar de jovens do Quilombo Chácara das Rosas;
Resumo A presente investigação aborda o tema das relações étnico-raciais na educação e tem como empiria os jovens do Quilombo Chácara das Rosas que concluíram o Ensino Fundamental até o ano de 2020. O problema de pesquisa foi definido a partir do questionamento sobre como as políticas educacionais voltadas às relações étnico-raciais impactam na trajetória escolar de jovens do Quilombo Chácara das Rosas – Canoas/RS. Como objetivo geral, a pesquisa busca analisar como as relações étnico-raciais são percebidas e significadas por jovens quilombolas do município em suas trajetórias escolares. A partir do objetivo geral, defino três objetivos específicos: Caracterizar e contextualizar historicamente a organização e luta por reconhecimento do Quilombo Chácara das Rosas no município de Canoas/RS; Compreender a percepção dos jovens acerca das relações étnico-raciais em suas trajetórias escolares; Identificar como as políticas educacionais para as relações étnico-raciais são (re) significadas na formação dos jovens negros. Para responder ao problema de pesquisa, as opções teóricometodológicas se embasam na abordagem qualitativa, utilizando dados de documentos e entrevistas compreensivas (KAUFFMANN, 2013), submetidas a análise de discurso (MORAES, 1999). Referente à análise de discurso, estabeleço conexões entre os conteúdos das entrevistas e as políticas educacionais, especialmente com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana e a Lei n. 10.639/2003 que inclui a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” no currículo oficial da rede de ensino pública e privada. A fundamentação teórica se fundamenta no diálogo entre os estudos críticos e pós-críticos (SILVA, 2005), na concepção de juventudes inseridas nas epistemologias do Sul (SANTOS; MENESES, 2009). Os resultados obtidos indicaram que a relevância da educação para as relações étnico-raciais é compreendida pelos jovens, porém, possuem contato pontual com a temática por meio da escola, concentrada em momentos específicos em suas trajetórias escolares, o que os fez procurar conhecimentos sobre suas origens culturais por meio da oralidade, em conversas realizadas com seus familiares no interior do Quilombo. As relações étnico-raciais na escola possuem atravessamentos que 6 envolvem a socialização dos estudantes, a formação de professores e demais membros comprometidos com a educação. Além da promoção das políticas educacionais existentes, é perceptível a necessidade da articulação destas e a criação de outras políticas educacionais, especialmente com políticas de currículo e de formação continuada na medida em que as relações étnico-raciais pressupõem mudanças de paradigmas na educação. Os conteúdos, ações e atividades desenvolvidas pela escola influenciam na percepção de jovens negros na percepção de sí e de seu posicionamento na coletividade, portanto, a escola apresenta-se como uma ferramenta potente no combate ou na manutenção de desigualdades, a depender do trabalho desenvolvido. A escola tem ocupado um papel secundário na aquisição de conhecimentos relativos à cultura afro-brasileira e africana nos participantes das entrevistas, revelando o distanciamento entre o que se efetiva na prática e o que é previsto nas políticas educacionais.;
Abstract The present investigation addresses the issue of ethnic-racial relations in education and has as an empirical basis the young people of Quilombo Chácara das Rosas who finished elementary school until 2020. The research problem was defined from the questioning of how educational policies aimed at ethnic-racial relations impact the school trajectory of young people from Quilombo Chácara das Rosas - Canoas/RS. The general objective of this study seeks to analyze how ethnic-racial relations are perceived and meant by young quilombolas in the municipality in their school trajectories. The general objective defines three specific objectives: to characterize the Quilombo Chácara das Rosas and its presence in the municipality of Canoas/RS; to understand the perception of young people in relation to ethnic-racial relations in their school trajectories; to identify elements that impact the permanence of quilombola students in school. To answer the research problem, the theoreticalmethodological options are based on a qualitative approach, using data from documents and comprehensive interviews (KAUFFMANN, 2013), submitted to discourse analysis (MORAES, 1999). Regarding discourse analysis, it establishes connections between the contents of the interviews and educational policies, especially with the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education in elementary school, the National Curriculum Guidelines for the Education of EthnicRacial Relations and for the Teaching of History and Afro-Brazilian and African Culture and Law n. 10,639/2003, which includes the mandatory theme “Afro-Brazilian and African History and Culture” in the official curriculum of the public and private education network. The theoretical foundation is based on the dialogue between 8 critical and post-critical studies (SILVA, 2005), on the conception of youths inserted in the epistemologies of the South (SANTOS; MENESES, 2009). The results obtained indicated that the relevance of education for ethnic-racial relations is understood by young people, however, they have punctual contact with the theme through the school, concentrated in specific moments in their school trajectories, which made them seek knowledge about their cultural origins through orality, in conversations held with their families inside the Quilombo. Ethnic-racial relations at school have crossings that involve the socialization of students, the training of teachers and other members committed to education. In addition to promoting existing educational policies, the need to articulate these and the creation of other educational policies is perceptible, especially with curriculum and continuing education policies, insofar as ethnic-racial relations presuppose paradigm shifts in education. The contents, actions and activities developed by the school influence the perception of young black people in the perception of themselves and their positioning in the community, therefore, the school presents itself as a powerful tool in the fight or maintenance of inequalities, depending on the work developed. The school has played a secondary role in the acquisition of knowledge related to AfroBrazilian and African culture in the interview participants, revealing the gap between what is implemented in practice and what is foreseen in educational policies.;
Palavras-chave Étnico-racial; Educação quilombola; Juventudes; Ensino Fundamental; Políticas educacionais; Ethnic-racial; Quilombola education; Youths; Elementary School; Educational policies;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-03-24;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11114;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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