Resumo:
A presente dissertação, de abordagem qualitativa, objetiva analisar quais são as experiências, sistematizar as vivências e propor práticas formativas a partir dos desafios educacionais identificados pelos professores durante o período de pandemia, no que se refere à incorporação das Tecnologias Digitais em suas atividades pedagógicas, visando subsidiar o Colégio dos Jesuítas de Juiz de Fora – MG no (re)pensar ações formativas docentes que possam contribuir para uma aprendizagem mais significativa. Ademais, busca conhecer a percepção dos professores acerca do uso das Tecnologia Digitais na educação, quais ferramentas foram utilizadas por eles em suas práticas pedagógicas, os limites e os desafios encontrados no uso dessas tecnologias e as possibilidades evidenciadas pelos educadores ao incorporarem os recursos tecnológicos em suas práticas pedagógicas. Desse modo, será possível contribuir para que os gestores proponham ações formativas que favoreçam o uso das tecnologias com fins educacionais. Para tanto, optou-se por duas estratégias de coleta de dados: questionário e grupo de discussão, os quais contaram com a participação de 18 professores. Como resultado, evidenciou-se que as adversidades encontradas pelos docentes, no uso das Tecnologias Digitais, deram-se, sobretudo, ao curto espaço de tempo para se adaptarem às novas demandas da sociedade, em razão da pandemia de covid-19, exigindo o domínio de competências digitais e a ressignificação das práticas pedagógicas. No entanto constatou-se que os educadores validaram tais ferramentas como recurso pedagógico e fizeram uso de diversas Tecnologias Digitais em seu exercício profissional como estratégias que ajudaram a motivar os alunos e a dinamizar as aulas remotas. Sendo assim, concluiu-se que a formação docente contínua e permanente constitui um elemento essencial na construção de uma cultura digital. Essa discussão, por fim, forneceu elementos para fundamentarem a proposta de intervenção a ser aplicada no Colégio dos Jesuítas, destinada à promoção da inovação tecnológica, considerando as dimensões técnicas (infraestrutura e recursos digitais) e humanas (habilidades e competências).