Resumo:
A gestão de pessoas deve atuar como um componente estratégico visando à utilização planejada de abordagens próprias aos colaboradores da instituição com a finalidade de contribuir para a implementação das estratégias da organização. Este trabalho identifica quais são os níveis de engajamento dos colaboradores dos colégios e escolas da Rede Jesuíta de Educação - RJE, e sugere um plano de melhoria. Com base em um estudo que contou com a participação de quatrocentos e oitenta e sete respondentes, dos quais parte considera-se em posição de liderança e que foi realizado em duas etapas. Por meio de método quantitativo e qualitativo, os dados foram coletados através de análise documental, survey e entrevistas com alguns diretores da Rede Jesuíta de Educação - RJE. Os resultados indicaram que os colaboradores da RJE se sentem engajados no trabalho. Indicaram, ainda, que o sentimento de pertença faz a diferença para alcançar um objetivo maior que é a missão da Companhia de Jesus. Por fim, esta pesquisa apresenta recomendações, tais como dar destaque à área de gestão de pessoas, tornar a comunicação interna mais clara e efetiva, entre outras.