Resumo:
O objetivo principal do estudo foi a análise dos potenciais benefícios auferidos com a implementação de um sistema de Business Intelligence, que consiste em uma plataforma capaz de disponibilizar dados e estatísticas em tempo real sobre nível de atendimentos de SLAs (Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviços ), priorização de atividades e atingimento de metas, entre outros, em departamentos jurídicos focados em atendimento interno e prevenção, com o propósito de utilização, com a máxima eficiência, dos recursos humanos e tecnológicos disponíveis.
A escolha pelo tema decorreu da verificação das constantes mudanças do mercado, ocorridas majoritariamente pela necessidade de desenvolvimento de novas competências e combinação do uso de tecnologia nas atividades tradicionais das corporações, exigindo que os profissionais se adaptem rapidamente a novos cenários, retirem-se de sua zona de conforto e busquem novas habilidades. O mesmo fenômeno fora observado na advocacia corporativa.
Esta necessidade de inovação, que exige que os advogados corporativos apliquem referidas habilidades na gestão dos departamentos, combinada à necessidade de busca da máxima eficiência na utilização dos recursos disponíveis, sejam eles tecnológicos, humanos ou financeiros, aumenta a importância da gestão nos departamentos jurídicos, bem como a exigência em relação a suas entregas.
Considerando estas premissas, a presente pesquisa bibliográfica visou analisar os benefícios decorrentes da implementação de um sistema de Business Intelligence (BI) em departamentos jurídicos a fim de proporcionar um ganho de performance nas atividades desenvolvidas nestes setores, aprimorar a utilização dos recursos disponíveis, em especial os humanos, e possibilitar ao gestor ter a visão geral de todos os assuntos, mensurar o atendimento e atacar os pontos críticos detectados, bem como entregando razões para as melhores tomadas de decisão do gestor jurídico, agregando maior protagonismo ao departamento na empresa.
Neste aspecto, foi possível indicar formas práticas de utilização desta ferramenta em determinadas hipóteses, demonstrando que gestores jurídicos abastecidos pelas informações adequadas podem tomar melhores decisões baseadas em razões, dados e fatos. Para tanto, a pesquisa indicou também as necessidades de ajustes no departamento jurídico e de customização no sistema BI, a fim de atender os requisitos necessários para o correto funcionamento, bem como para que este sistema atenda corretamente as necessidades do gestor jurídico.