Resumo:
Esta dissertação apresenta uma análise sobre a docência dos Professores Iniciantes de Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental (PILPAF). A pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: Como se desenvolvem as docências dos professores iniciantes de Língua Portuguesa, a partir das práticas pedagógicas escolares, das especificidades da Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental e desafios dessa etapa de ensino? A pesquisa utilizou-se dos estudos sobre Formação de Professores e docência contemporânea, especialmente os referentes sobre as docências dos professores iniciantes de Língua Portuguesa nos Anos Finais. Para isso, foram importantes os estudos do grupo de pesquisa Gipedi /CNPq; como Fabris (2015), Bahia (2020) e dos autores como Tardif (2002), Gatti (2009), Biesta (2020), Huberman (1993), Garcia (2010), Veiga-Neto (2020), entre outros. Neste sentido, buscou-se compreender as docências dos professores iniciantes de Língua Portuguesa por meio das práticas pedagógicas escolares, especificidades e desafios. A metodologia foi desenvolvida com o uso de questionários online (Google Forms) enviados aos PILPAF na rede pública municipal no município de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul. Posteriormente, formou-se grupos (de)formação com os professores iniciantes que atuam no componente curricular de Língua Portuguesa nos Anos Finais. Após esta etapa, e em virtude dos poucos dados obtidos na primeira fase e pela ocorrência da pandemia, foi realizado outro grupo (de)formação de maneira virtual com outros professores iniciantes de Língua Portuguesa. Diante do escrutínio e organização do material, foram elaborados os seguintes grupos de sentidos: 1. As docências dos professores iniciantes de língua portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental, subdividido em: 1a) uma docência planejada: Para quem? Quando? 1b) Docência considerando o interesse e realidade dos alunos. 2) Desafios e especificidades nas docências do professor iniciante de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental 2a) O curso de graduação em Letras e a reponsabilidade pelo “não-saberes” na sala de aula, 2b) Os alunos dos Anos Finais do EF e um desafio a enfrentar: falta de interesse, atenção, indisciplina. 2c) A especificidade de ser docente de Língua Portuguesa nos Anos Finais: Ensino de Língua Portuguesa. As análises possibilitaram identificar práticas e entendimentos sobre a docência nessa etapa do Ensino Fundamental que possibilitou vê-la como uma docência da (in)completude, fragmentada e com carências onde os professores sentem falta de saberes, experiências e aprendizagens. Embora responsáveis pedagogicamente os professores sentem-se “perdidos”. A (in) completude leva à fragmentação, pois os professores trabalham os componentes curriculares de forma diferenciada dos Anos Iniciais. Possiblidades como o contrato pedagógico como prática que deve ser parte do planejamento, conceitos como “coformação”, indissociabilidade entre teoria e prática “ética da partilha”, “docência engajada” todos advindos de pesquisas do grupo de pesquisa (GIPEDI/ CNPq), além de uma maior aproximação entre Universidade e Escola e continuidade de estudos sobre a docência na formação continuada podem se configurar em estratégias importantes e significativas para o aperfeiçoamento e qualificação das docências dos professores iniciantes de Língua Portuguesa nos Anos Finais.