Autor |
Naibo, Deisi Daniana; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7234625077405400; |
Orientador |
Cabral, Patrícia Martins Fagundes; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7731529054849431; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A gestão escolar de um colégio da Rede Notre Dame : uma análise da cultura e da liderança e suas repercussões nas estratégias de gestão; |
Resumo |
Este estudo se propôs a investigar elementos da cultura e da liderança do Colégio Santa Teresinha e compreender as suas repercussões nas estratégias de gestão da instituição. O contexto de perda de alunos nas últimas três décadas e a recente retomada do crescimento da instituição originou o interesse pelo estudo. O referencial teórico utilizado trata de conceitos como competências de liderança (Schein, Libâneo, Cabral e Seminotti e Lück), valores da cultura (Schein, Libâneo e Lück), gestão de pessoas (Dutra e Chiavenato) e gestão pedagógica e administrativa (Libâneo, Paro e Lück). O estudo teve abordagem predominantemente qualitativa com uso de dados quanti-quali e adotou como estratégia de pesquisa o estudo de caso. Os dados foram coletados a partir da aplicação de três instrumentos: análise documental, grupo de foco e questionário. Os dados qualitativos foram analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin e Minayo. Os dados quantitativos foram analisados a partir da estatística descritiva de frequências e percentuais. A discussão integrada dos dados quanti-quali possibilitou uma visão abrangente da realidade estudada, considerando as perspectivas das diferentes fontes dos dados: documentos, colaboradores, ex-alunos formados e transferidos. Os resultados obtidos permitem identificar as principais mudanças relacionadas à cultura e à liderança, à gestão pedagógica e administrativa nas últimas três décadas e propor estratégias de desenvolvimento de liderança para melhorias na gestão escolar.; |
Abstract |
This study proposes to investigate elements of the culture and leadership of Santa Teresinha School and analyze their repercussions on the institution’s management strategies. The context of the loss of students in the last three decades and the institution’s recent resumption of growth gave rise to interest in the study. The theoretical framework used deals with concepts such as leadership skills (Schein, Libâneo, Cabral and Seminotti and Lück), cultural values (Schein, Libâneo and Lück), people management (Dutra and Chiavenato) and pedagogical and administrative management (Libâneo, Paro and Lück). The study had a qualitative approach using quanti-quali data and adopted the case study as a research strategy. The data were collected through the application of three instruments: document analysis, focus group and questionnaire. The qualitative data were analyzed using Bardin and Minayo’s content analysis. The quantitative data were analyzed using descriptive statistics of frequencies and percentages. The integrated discussion of quanti-quali data allowed a comprehensive view of the studied reality, considering the perspectives of different data sources: documents, collaborators, graduated and transferred former students. The results obtained allow us to identify the main changes related to culture and leadership, to pedagogical and administrative management in the last three decades and to propose leadership development strategies for improvements in school management.; |
Palavras-chave |
Cultura organizacional; Competências de liderança; Gestão escolar; Organizational culture; Leadership skills; School management; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2021-09-21; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10668; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |