RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A gestão escolar de um colégio da Rede Notre Dame : uma análise da cultura e da liderança e suas repercussões nas estratégias de gestão

Mostrar registro simples

Autor Naibo, Deisi Daniana;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7234625077405400;
Orientador Cabral, Patrícia Martins Fagundes;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7731529054849431;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A gestão escolar de um colégio da Rede Notre Dame : uma análise da cultura e da liderança e suas repercussões nas estratégias de gestão;
Resumo Este estudo se propôs a investigar elementos da cultura e da liderança do Colégio Santa Teresinha e compreender as suas repercussões nas estratégias de gestão da instituição. O contexto de perda de alunos nas últimas três décadas e a recente retomada do crescimento da instituição originou o interesse pelo estudo. O referencial teórico utilizado trata de conceitos como competências de liderança (Schein, Libâneo, Cabral e Seminotti e Lück), valores da cultura (Schein, Libâneo e Lück), gestão de pessoas (Dutra e Chiavenato) e gestão pedagógica e administrativa (Libâneo, Paro e Lück). O estudo teve abordagem predominantemente qualitativa com uso de dados quanti-quali e adotou como estratégia de pesquisa o estudo de caso. Os dados foram coletados a partir da aplicação de três instrumentos: análise documental, grupo de foco e questionário. Os dados qualitativos foram analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin e Minayo. Os dados quantitativos foram analisados a partir da estatística descritiva de frequências e percentuais. A discussão integrada dos dados quanti-quali possibilitou uma visão abrangente da realidade estudada, considerando as perspectivas das diferentes fontes dos dados: documentos, colaboradores, ex-alunos formados e transferidos. Os resultados obtidos permitem identificar as principais mudanças relacionadas à cultura e à liderança, à gestão pedagógica e administrativa nas últimas três décadas e propor estratégias de desenvolvimento de liderança para melhorias na gestão escolar.;
Abstract This study proposes to investigate elements of the culture and leadership of Santa Teresinha School and analyze their repercussions on the institution’s management strategies. The context of the loss of students in the last three decades and the institution’s recent resumption of growth gave rise to interest in the study. The theoretical framework used deals with concepts such as leadership skills (Schein, Libâneo, Cabral and Seminotti and Lück), cultural values (Schein, Libâneo and Lück), people management (Dutra and Chiavenato) and pedagogical and administrative management (Libâneo, Paro and Lück). The study had a qualitative approach using quanti-quali data and adopted the case study as a research strategy. The data were collected through the application of three instruments: document analysis, focus group and questionnaire. The qualitative data were analyzed using Bardin and Minayo’s content analysis. The quantitative data were analyzed using descriptive statistics of frequencies and percentages. The integrated discussion of quanti-quali data allowed a comprehensive view of the studied reality, considering the perspectives of different data sources: documents, collaborators, graduated and transferred former students. The results obtained allow us to identify the main changes related to culture and leadership, to pedagogical and administrative management in the last three decades and to propose leadership development strategies for improvements in school management.;
Palavras-chave Cultura organizacional; Competências de liderança; Gestão escolar; Organizational culture; Leadership skills; School management;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-09-21;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10668;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística