Resumo:
A presente dissertação de mestrado insere-se na Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas. A dissertação, intitulada “Práticas curriculares inclusivas na produção científica brasileira (2011-2020)”, versa sobre os modos pelos quais as práticas curriculares inclusivas são descritas e apresentadas na produção científica brasileira no decorrer da última década. Assim, a preocupação esboçada no estudo se vincula à produção de uma investigação educativa que, sob o prisma dos Estudos Curriculares, aspira realizar uma metapesquisa acerca dos estudos publicados em nosso país. A presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar tendências na produção científica publicada no Brasil sobre as práticas curriculares inclusivas no decorrer da última década. Toda estrutura desse trabalho configura-se em quatro capítulo. A estratégia metodológica elegida para a condução desta pesquisa foi a metapesquisa, pautada através de uma leitura crítica inspirada no campo dos Estudos Curriculares. É importante destacar, que a metapesquisa pode ser entendida e interpretada como uma pesquisa sobre outras pesquisas. Esse estudo trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem de caráter qualitativo, mesmo considerando que boa parte dos registros e sistematizações foi realizada com tabelas e gráficos. A metapesquisa, como estratégia, proporcionou um estudo detalhado a partir das conclusões de outras investigações, oportunizou proporcionar dados e tendências significativas para a dissertação. Como resultados centrais da pesquisa, pôde-se identificar estudos com predominância na formação do docente, TEA- Transtorno do Espectro Autista, recursos acessíveis. As análises permitiram visualizar lacunas e/ou fragilidades que perpassam as práticas curriculares, como, por exemplo, a falta de um currículo inclusivo, a inexperiência dos docentes para trabalhar com os estudantes público-alvo da educação especial, a carência de investimento em recursos pedagógico humanos e materiais, a criação e a efetivação de leis que favoreçam a educação, a falta de políticas públicas pensadas na educação, no apoio aos docentes e no contexto social da comunidade.