Autor |
Santos, Diego Alegre Alves dos; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2825021024322775; |
Orientador |
Scaletsky, Celso Carnos; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6525779922201302; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A construção de cenários de design como elemento capaz de ressignificar a busca por inovação em organizações tradicionais; |
Resumo |
Este estudo tem como objetivo investigar as contribuições percebidas pela construção de cenários orientados pelo design estratégico como elemento capaz de ressignificar a busca por inovação em organizações tradicionais. Organizações tradicionais são aqui definidas como: coletivos com fortes traços culturais que, ao longo do tempo, estabeleceram um modo característico de pensar e agir, promovendo um ambiente pouco inovador e aberto às transformações - seja relacionado à criação de novos produtos, serviços, processos ou experiências. Propõe-se um diálogo teórico entre as abordagens de autores do design, a fim de gerar caminhos que possibilitem às organizações de projetarem cenários inovadores alternativos, esses capazes de orientá-las nos processos de tomada de decisão mais conscientes e alinhados aos novos desafios que emergem neste tempo. O método utilizado pode ser caracterizado como pesquisa aplicada, de natureza exploratória e qualitativa, o qual tem por objetivo proporcionar maior compreensão do problema de forma a torná-lo explícito. Os principais resultados alcançados durante este estudo estão relacionados à identificação - a partir do cruzamento da teoria com a prática - das quatro dimensões que surgem da construção de cenários, futuros, incerteza, diálogo, reflexão e criatividade, bem como da sua relação e aplicação dentro do contexto de uma organização tradicional. Essa abordagem promoveu o entendimento da forma como a organização significa temas como design, inovação e futuro, além de sensibilizar, mesmo que de forma inicial, os membros desta cultura promovendo um ambiente estimulante de troca e criatividade entre os participantes da pesquisa ao projetarem futuros alternativos. Entende-se aqui a construção de cenários como uma abordagem com potencial de promover a inovação em organizações tradicionais, ao gerar o encontro entre a cultura vigente e a cultura de design. A partir deste estudo, percebeu-se também que a prática com membros da organização pode gerar uma série de reflexões sobre os atuais padrões e paradigmas, ao destravar insights e novas perspectivas relacionados à inovação. Por fim, percebe-se que a construção de cenários se apresenta como uma alternativa capaz de promover trocas, diálogos e, principalmente, uma visão de futuro, que pode direcionar os esforços da organização na busca pelo novo.; |
Abstract |
This study aims to investigate the contributions perceived by the construction of scenarios guided by strategic design as an element capable of re-signifying the search for innovation in traditional organizations. Traditional organizations are defined here as: collectives with strong cultural traits which, over time, have established a distinctive way of thinking and acting, developing environments which are a non-innovative and open to transformations - whether related to the creation of new products, services, processes or experiences. A theoretical dialogue between the approaches of design authors is proposed, in order to generate paths that enable organizations to project alternative innovative scenarios which are capable of guiding them in decision making processes that are more conscious and aligned to more current and prevailing challenges. The method used can be characterized as applied research, of an exploratory and qualitative nature, which aims to provide greater understanding of the problem in order to make it explicit. The main results achieved during this study are related to the identification - as of the crossing of theory with practice - of the four dimensions that emerge from estimating projections, uncertainty, dialogue, reflection and creativity, as well as their relationships and applications within the context of a traditional organization. This approach promoted the understanding of how the organization determines themes such as design, innovation and future, besides sensitizing, even if in an initial way, the members of this culture by promoting a stimulating environment of exchange and creativity among the research participants when designing alternative futures. The construction of scenarios is understood here as an approach with the potential to promote innovation in traditional organizations, by generating a meeting between the current culture and the design culture. From this study, it was also realized that the practice with members of the organization can generate a series of reflections on the current patterns and paradigms, unlocking insights and new perspectives related to innovation. In addition, some signs of change were noticed in the research participants, in other words, they found a new way of thinking and pursuing innovation. Finally, it can be seen that the construction of scenarios presents itself as an alternative capable of promoting exchanges and dialogues.; |
Palavras-chave |
Design; Design estratégico; Cenários futuros; Cultura organizacional; Cultura de design; Inovação; Strategic design; Future scenarios; Organizational culture; Design culture; Innovation; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2021-08-04; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10283; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Design; |