Resumen:
Este estudo tem como objetivo investigar as contribuições percebidas pela construção de cenários orientados pelo design estratégico como elemento capaz de ressignificar a busca por inovação em organizações tradicionais. Organizações tradicionais são aqui definidas como: coletivos com fortes traços culturais que, ao longo do tempo, estabeleceram um modo característico de pensar e agir, promovendo um ambiente pouco inovador e aberto às transformações - seja relacionado à criação de novos produtos, serviços, processos ou experiências. Propõe-se um diálogo teórico entre as abordagens de autores do design, a fim de gerar caminhos que possibilitem às organizações de projetarem cenários inovadores alternativos, esses capazes de orientá-las nos processos de tomada de decisão mais conscientes e alinhados aos novos desafios que emergem neste tempo. O método utilizado pode ser caracterizado como pesquisa aplicada, de natureza exploratória e qualitativa, o qual tem por objetivo proporcionar maior compreensão do problema de forma a torná-lo explícito. Os principais resultados alcançados durante este estudo estão relacionados à identificação - a partir do cruzamento da teoria com a prática - das quatro dimensões que surgem da construção de cenários, futuros, incerteza, diálogo, reflexão e criatividade, bem como da sua relação e aplicação dentro do contexto de uma organização tradicional. Essa abordagem promoveu o entendimento da forma como a organização significa temas como design, inovação e futuro, além de sensibilizar, mesmo que de forma inicial, os membros desta cultura promovendo um ambiente estimulante de troca e criatividade entre os participantes da pesquisa ao projetarem futuros alternativos. Entende-se aqui a construção de cenários como uma abordagem com potencial de promover a inovação em organizações tradicionais, ao gerar o encontro entre a cultura vigente e a cultura de design. A partir deste estudo, percebeu-se também que a prática com membros da organização pode gerar uma série de reflexões sobre os atuais padrões e paradigmas, ao destravar insights e novas perspectivas relacionados à inovação. Por fim, percebe-se que a construção de cenários se apresenta como uma alternativa capaz de promover trocas, diálogos e, principalmente, uma visão de futuro, que pode direcionar os esforços da organização na busca pelo novo.