Mostrar registro simples

Autor Gomes, Luciane Taffarel;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2426999754303841;
Orientador Costa, Daianny Madalena;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7960706094337238;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Gestão educacional e profissionalidade;
Resumo A pesquisa, “Gestão Educacional e Profissionalidade” visava trazer reflexões, análises e perspectivas a respeito da profissionalidade do gestor educacional da escola básica, que atua em uma rede educacional, com a intenção de perceber a função desse aspecto no processo de ensino-aprendizagem. O resultado foi alcançado por intermédio de uma abordagem qualitativa, envolvendo 14 gestores e professores de 14 Unidades Educacionais do SAGRADO – Rede de Educação, Província do Paraná, por meio da qual buscou-se analisar a interação de certas variáveis, denominadas “elementos-chave”: a) o ensino-aprendizagem; b) princípios democráticos; c) formação continuada; os quais foram julgados como essenciais para o cumprimento da finalidade da escola. Assim, esses “elementos-chave” são desenvolvidos em sete capítulos, nos quais são apresentadas suas especificidades, assim como  o problema da pesquisa, os objetivos, a contextualização, o percurso da metodologia realizada a partir da abordagem qualitativa, o cenário da pesquisa, o estado do conhecimento, a fundamentação teórica, a gestão educacional no SAGRADO – Rede de Educação, a formação profissional, a análise interpretativa dos dados coletados e uma sugestão de intervenção: a elaboração de um portfólio. Como conclusão, destaca-se a necessidade de uma gestão educacional ativa, atuante e comprometida com a criação e atualização dos processos educacionais, tendo em vista as mudanças socioculturais pelas quais a sociedade passa. Tal percepção se tornou possível a partir da constatação de que há práticas em que os gestores permanecem acomodados perante algumas mudanças, apoiando-se em práticas repetitivas e, por vezes, desprovidas de profissionalidade e até mesmo de dimensões empíricas e, por conseguinte, reforça-se neste trabalho a necessidade do debate e do incentivo à formação continuada permanente.;
Abstract The research “Educational Management and Professionalism” aimed to bring reflections, analysis and perspectives concerning the professionalism of the educational manager at primary and elementary education in a school network, also having the objective of perceiving the role of this aspect in the teaching-learning process. The result was achieved through a qualitative approach, involving 14 managers and teachers from 14 educational units of SAGRADO – Rede de Educação, Paraná Province. By this research, we aimed to analyse the interaction of some variables, entitled “key elements”: a) teaching-learning; b) democratic principles; c) continued education; which were assumed as vital for the fulfilment of the school’s purpose. Thus, these “key-elements” are elaborated in seven chapters, in which their specificities are presented, as well as the research problem, the objectives, the contextualization, the methodological path from a qualitative approach view, the research scenario, the state of knowledge, the theoretical background, the educational management at SAGRADO – Rede de Educação, the professional education, the interpretative analysis of the data collected and an intervening suggestion: a portfolio design. As a conclusion, we highlight the importance of an active educational management, engaged in creating and updating the educational processes, having in mind the sociocultural changes in society. This insight was possible from the acknowledgement that there are practices in which the managers remain settled when facing some changes, relying on repetitive practices that, often times, lack in professionalism or even deprive from empirical dimension. Due to it, the need of a debate and a continued education promotion are enhanced in this paper.;
Palavras-chave Profissionalidade; Ensino-aprendizagem; Gestão; Princípios democráticos; Professionalism; Teaching-learning; Management; Democratic principles;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-05-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10252;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística