Autor |
Silva, Maria Diva da; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4210248844364954; |
Orientador |
Jacobus, Artur Eugênio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3554354139881137; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Autonomia na gestão de uma unidade educacional e relação com a gestão de rede: desafios e perspectivas para uma escola confessional; |
Resumo |
As grandes mudanças ocorridas no mercado global, no último século, acentuaram a competividade, a busca da sustentabilidade das empresas em geral e a cooperação entre as organizações. Os impactos dessas mudanças marcaram a ampliação do trabalho em rede nas grandes, pequenas e médias empresas e se fizeram sentir também nas organizações educacionais. Este trabalho tem como objetivo principal formular estratégias que contribuam para o processo de gestão da Rede Sagrado e da unidade educacional do Colégio Sagrado Coração de Jesus de Bento Gonçalves/RS de forma a promover a autonomia dos atores na unidade e na rede, respeitando e congregando identidades. O referencial teórico aborda a gestão estratégica, gestão de redes, características de organizações educacionais, gestão educacional e a natureza das instituições confessionais. A metodologia adotada foi o estudo de caso, com a utilização de entrevista semiestruturada e análise documental. A partir da análise dos dados coletados, ficou evidente a necessidade de melhorias no modo de gerenciar os processos na Rede para viabilizar uma maior plasticidade, que favoreça o diálogo horizontal, a autonomia e a participação dos atores. Como resultado da pesquisa, foi elaborado um conjunto de recomendações que visam fortalecer as identidades da unidade educacional e da Rede, como o investimento na formação de lideranças, a atribuição de maior autonomia e responsabilização aos profissionais das escolas, o consentimento para novos percursos, a ampliação da escuta e a empatia, entre outras. Almeja-se que este estudo possa contribuir para o avanço nas discussões acerca da gestão de rede nas instituições educacionais, especialmente no que se refere às inter-relações entre a gestão central e as escolas que integram a Rede Sagrado, contribuindo para a excelência e a sustentabilidade da educação ofertada.; |
Abstract |
The great changes which occurred in the global market in the last century enhance the competitiveness, the search for sustainability of businesses in general, and the cooperation among organizations. The impacts of these changes mark the expansion of networking in small, medium and large companies and also in educational organizations. This work has the main aim to formulate strategies that contribute to the management process of Rede Sagrado and of Colégio Sagrado Coração de Jesus educational unit from Bento Gonçalves/RS, in order to promote the autonomy of the actors of the unit and the network, respecting and congregating identities. The theoretical framework addresses the strategic management, network management, features of educational organizations, educational management and the nature of the religious institutions. The adopted methodology was the case study, with the use of semi-structured interview and documentary analysis. From the analysis of the collected data, it became evident the need for improvement in the way to manage the processes in the Rede to guarantee a greater plasticity, which favors the horizontal dialogue, the autonomy and the participation of the actors. As the result of the research, it was elaborated a set of recommendations that aim to strengthen the identities of the educational unit and of the Rede, as the investment in leadership development, the attribution of greater autonomy and liability to school professionals, the consent to new pathways, the increase in listening and empathy, among others. We hope that this study can contribute to the improvement in discussions about the network management in educational institutions, especially in what it refers to interrelations among the central management and the schools that are part of Rede Sagrado, contributing to the excellence and sustainability of the offered education.; |
Palavras-chave |
Gestão de redes; Gestão educacional; Autonomia; Participação; Network management; Educational management; Autonomy; Participation; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2021-07-28; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10116; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |