Autor |
Araujo, Adriana Maurina Chaplin Savedra de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6713974785069776; |
Orientador |
Ghisleni, Ana Cristina; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6448185346010413; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Os ditos e os não ditos da estrutura organizacional: um estudo dos limites e das possibilidades das relações estabelecidas na estrutura organizacional de uma escola jesuíta; |
Resumo |
A presente dissertação trata da reflexão e análise da estrutura organizacional formal de uma instituição jesuíta de Educação Básica, aproximando os aspectos formais e não formais da organização, a partir dos ditos e não ditos e suas relações com o funcionamento e a organização do trabalho escolar. O objetivo geral foi analisar as relações estabelecidas na estrutura organizacional da escola investigada, aproximando os aspectos formais e não formais da organização, das funcionalidades estabelecidas nos aspectos pedagógicos e administrativos da escola, revisitando os preceitos da Pedagogia Inaciana e os compromissos pedagógicos da instituição pesquisada. Para isso, foram selecionados três projetos de transição, os quais foram mapeados e estudados para que, a partir da sua eficiência e eficácia no cotidiano escolar, pudessem trazer a possibilidade de uma nova sugestão de estrutura organizacional como uma proposição de intervenção. Em termos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa, utilizando questionários online e revisão documental como instrumentos para coleta dos dados. Para fins de organização e análise das informações levantadas, mapas mentais e princípios da cartografia foram utilizados como métodos para organização e sistematização do estudo realizado. Como conclusões, a pesquisa aponta para a necessidade de flexibilização da estrutura organizacional, garantindo atenção e centralidade para a intencionalidade pedagógica que se revela nos projetos e procedimentos que acabam invisibilizando-se nos “não-ditos” da estrutura organizacional de uma instituição educacional.; |
Abstract |
The present study aims at reflecting and analysing the formal organizational structure of an elementary education Jesuit institution. It approaches the formal and informal aspects of the organization from what is spoken and unspoken of, and their relation with the institutional behaviour of the school work. The general purpose was to analyze the stablished relations in the organizational structure of the investigated school, aproximating the formal and informal aspects of the institution, the school’s stablished functionalities in the pedagogial and administrative aspects, and revisiting the Ignatian pedagogy precets of the investigated institution. Therefore, three transition projects were selected, which were mapped and studied, and from their efficiency and efficacy in the school environment, the possibility of a new suggestion for the organizational structure emmerged as an intervention proposition. The study carried out a qualitative approach making use of online questionnaires and documental analysis as data collection tools. In order to organize and analyze the data collected, mind maps and cartography principles were used as management and systematization methods. The results indicate the necessity for flexibility in the organizational structure, assuring attention and centrality to the pegagogial intentionalities that are present in the projects and procedures that are brought to an end in the unspoken aspects of the organizational structure of an educational institution.; |
Palavras-chave |
Estrutura organizacional; Educação básica; Gestão educacional; Organizational structure; Elementary education; Educacional management; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2021-02-26; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10077; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |