Resumo:
O presente estudo apresenta como objetivo central analisar as estratégias de implementação de processos escolares inclusivos, tendo como foco as atividades desenvolvidas pela equipe gestora, visando contribuir com a proposta de novas práticas que favoreçam uma educação inclusiva de qualidade. Para isso, busca-se conhecer as concepções, a receptividade e as perspectivas dos gestores no que se refere à inclusão; e mapear e analisar como estão estruturadas as estratégias acerca dos processos inclusivos em Colégios da Rede Jesuíta de Educação, compreendendo os principais desafios enfrentados na implementação desses processos, a fim de oferecer subsídios para que a equipe gestora do Colégio dos Jesuítas possa propor novas estratégias inclusivas. A pesquisa é de abordagem qualitativa, classificada como aplicada e exploratória; revela dados quantitativos ao apresentar um diagnóstico sobre a educação especial, embasado em dados extraídos do Censo Escolar 2020. Foram utilizados, como instrumentos de coleta de dados, a entrevista semiestruturada e a análise documental. Participaram da entrevista oito gestores, que trabalham mais diretamente com a inclusão, em três Colégios da Rede Jesuíta de Educação. A análise documental complementa a abordagem metodológica, relacionando o que consta nos documentos elencados com a construção teórica da pesquisa e os dados levantados. Os resultados mostram que os gestores entrevistados concebem a educação inclusiva na escola regular como um direito universal e ressaltam a relação da diversidade com o discurso da inclusão; essa concepção impacta diretamente na implementação de processos inclusivos nas escolas. Desse modo, são apresentadas muitas estratégias e práticas vivenciadas nessas instituições, assim como os desafios enfrentados ao implementá-las. Os resultados da pesquisa alertam, entre muitas percepções, para a prática da formação constante dos gestores e dos professores como um sustentáculo para as discussões e decisões sobre ações relacionadas à inclusão, o que é apresentado como uma das propostas de intervenção na pesquisa. O projeto de intervenção propõe, também, procedimentos que servirão de impulso para uma prática mais inclusiva no Colégio dos Jesuítas. Por fim, conclui-se que, considerando os diferentes contextos, apesar de uma prática complexa, com inúmeros desafios, a construção de escolas inclusivas é possível, viável e decorre da concepção e da iniciativa da equipe gestora das instituições. Através dessa inclusão, construímos uma sociedade mais democrática e menos excludente.