Resumo:
Este estudo busca construir uma narrativa sobre a história da educação rural no Rincão dos Kroeff, em São Francisco de Paula/RS, a partir das memórias de três docentes que lecionaram na escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Gastão Englert, dentre os anos de 1968 a 1998. Para a análise, contempla-se os conceitos de cultura escolar, memória e de lugar. A memória é compreendida como uma construção social e coletiva a partir de Halbswach e está sujeita às seleções e às mudanças no tempo, a partir de experiências e lembranças no ato da entrevista. Já o conceito de lugar é entendido como espaço vivido e dinâmico, referência imediata, no qual as práticas e significações são tecidas no cotidiano. A partir disso, a metodologia utilizada é a Análise documental histórica e a História Oral. Nesta última as memórias são analisadas enquanto representações construídas em relação com aspectos sociais, culturais e políticos de um tempo e espaço. Identifica-se, em suas narrativas, que eles significam o espaço rural enquanto lugar de aprendizado e, apesar das adversidades apontadas em suas trajetórias, destacam o exercício da docência com valorização e proximidade com a comunidade escolar. Os professores ressaltam, em suas memórias, os saberes produzidos na vida cotidiana, fundamentando suas práticas em sala de aula em conhecimentos aprendidos na empiria e na cultura escolar. Igualmente, a partir da análise dos documentos em relação à contextualização histórica produzida, identificam-se continuidades de práticas e formas de organização do ensino rural no Rincão do Kroeff. Entre essas, destacam-se a manutenção do decorrer do tempo de escolas isoladas, multisseriadas e com docentes únicos e leigos, características que historicamente se fizeram presentes em espaços rurais de todo o país no decorrer do século XX.