| Autor | Lara, Ana Paula Gomes; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/0656831363283655; |
| Orientador | Lopes, Maura Corcini; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/3876751682370290; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Sigla da instituição | Unisinos; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola de Humanidades; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Experiências de protagonismo surdo; |
| Resumo | A presente pesquisa propõe problematizar experiências de protagonismo surdo vividas em entre-lugares no campo da educação. Para tanto, parte do conceito de experiência e de protagonismo para discutir narrativas surdas de três sujeitos surdos – considerados pela comunidade surda como sendo protagonistas. Para os sujeitos, o protagonismo surdo está fortemente relacionado às questões de identidade, cultura, língua, sustentabilidade e práticas pedagógicas surdas. Para as análises e problematizações,foram utilizados autores do campo dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos em Educação. Conclui-se que o protagonismo surdo acontece na experiência de lutas diárias, travadas entre os sujeitos e nos seus entendimentos sobre os surdos, bem como em suas capacidades de desenvolvimento e sustentabilidade. Conclui-se, também, que o protagonismo é uma categoria móvel, que se constitui mediante circunstâncias culturais, linguísticas, de identidade e de necessidade de sustentabilidade do sujeito surdo que, ao abrir frentes para si, indica para os surdos possibilidades de ser e de agir no mundo.; |
| Abstract | La presente investigación propone problematizar experiencias de protagonismo sordo vividas en los entre lugares en el campo de la educación. Así, se parte del concepto de experiencia y protagonismo para discutir las narrativas sordas de tres sujetos sordos – considerados por la comunidad sorda como protagonistas. Para los sujetos, el protagonismo sordo está fuertemente relacionado con temas de identidad, cultura, lenguaje, sustentabilidad y prácticas pedagógicas sordas. Para los análisis y problematizaciones, se utilizaron autores del campo de los Estudios Culturales y de los Estudios Sordos en Educación. Se concluye que el protagonismo sordo ocurre en la vivencia de las luchas cotidianas, lidiadas entre los sujetos y en sus entendimientos sobre los sordos, así como en sus capacidades de desarrollo y sostenibilidad. También se concluye que el protagonismo es una categoría móvil, que está constituida por la cultura, la lingüística, la identidad y la necesidad de sostenibilidad del sujeto sordo que, al abrirse frentes, muestra a los sordos otras posibilidades de ser y actuar en el mundo.; |
| Palavras-chave | Protagonismo; Surdo; Cultura; Experiência; Sordo; Experiencia; |
| Área(s) do conhecimento | ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
| Tipo | Dissertação; |
| Data de defesa | 2021-03-26; |
| Agência de fomento | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9830; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação; |