RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Tecnologias digitais na escola: do cruzamento de olhares a uma proposta para a sala de aula do ensino médio

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Spada, Welerson Mazzo;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/3954295317192507;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Zen, Laura Habckost Dalla;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/7299608700756404;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Tecnologias digitais na escola: do cruzamento de olhares a uma proposta para a sala de aula do ensino médio;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta dissertação é o resultado da pesquisa realizada no Colégio dos Jesuítas em Juiz de Fora – MG, uma das dezessete unidades de educação básica que integra a Rede Jesuíta de Educação no Brasil. A coleta dos dados ocorreu a partir da efetivação de dois grupos de discussão, um envolvendo professores e o outro envolvendo estudantes, no ambiente digital proporcionado pelo aplicativo WhatsApp. A questão inicial e motivadora do estudo surgiu da necessidade de se compreender de que modo a sala de aula, hoje, tem se apropriado da cultura digital sem, no entanto, estabelecer uma dicotomia com o analógico, considerando como referência as mudanças que envolveram a equipe de gestão e o próprio modus operandi do Colégio dos Jesuítas, em face da consolidação da Rede Jesuíta de Educação no Brasil e do Projeto Educativo Comum proposto para os colégios. Mediante o estudo de autores que dialogam com temáticas como: cultura e tecnologias digitais, hibridismo, multimodalidade, formação, docência e inovação na educação, foi possível apontar, entre outros aspectos: (i) a importância da formação experiencial e cultural para professores com foco nas tecnologias digitais; (ii) a necessidade de se pensar na implantação de metodologias híbridas e multimodais, mediante clara intencionalidade pedagógica; (iii) a complementaridade da tradição e da inovação, de forma a garantir a aprendizagem do estudante; e (iv) a ratificação e valorização do papel do professor no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que esta é uma demanda dos próprios estudantes.;
metadataTrad.dc.description.abstract Esta disertación es el resultado de una investigación realizada en el Colégio dos Jesuítas en Juiz de Fora – MG, una de las diecisiete unidades de educación básica que conforman la Red de Educación Jesuita en Brasil. La recopilación de datos se realizó a partir de dos grupos de discusión, uno con maestros y otro con estudiantes, en el entorno digital proporcionado por la aplicación WhatsApp. La pregunta inicial y motivadora del estudio surgió de la necesidad de comprender cómo el aula, hoy, se ha apropiado de la cultura digital sin establecer una dicotomía con el análogo, considerando como referencia los cambios que involucraron al equipo. gestión y el modus operandi del Colégio dos Jesuítas, en vista de la consolidación de la Red de Educación Jesuita en Brasil y el Proyecto de Educación Común propuesto para las escuelas. A través del estudio de autores que dialogan con temas tales como: cultura y tecnologías digitales, hibridación, multimodalidad, capacitación, enseñanza e innovación en educación, fue posible señalar, entre otros aspectos: (i) la importancia de la capacitación experiencial y cultural para maestros con un enfoque en tecnologías digitales; (ii) la necesidad de pensar en la implementación de metodologías híbridas y multimodales, a través de una clara intencionalidad pedagógica; (iii) la complementariedad de la tradición y la innovación, para garantizar el aprendizaje de los estudiantes; y (iv) la ratificación y apreciación del papel del maestro en el proceso de enseñanza y aprendizaje, ya que esto es una demanda de los propios estudiantes.;
metadataTrad.dc.subject Cultura digital; Tecnologias digitais; Formação de professores; Hibridismo e multimodalidade; Inovação na educação; Tecnologías digitales; Formación de profesores; Hibridismo y multimodalidad; Innovación en educación;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2020-06-22;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9406;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics