RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Os sentidos de qualidade nas políticas curriculares para o ensino médio no estado do Rio Grande do Sul (1991-2014)

Mi

Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Silveira, Emerson Lizandro Dias;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/7718611093843538;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Silva, Roberto Rafael Dias da;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/3180659616699939;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Os sentidos de qualidade nas políticas curriculares para o ensino médio no estado do Rio Grande do Sul (1991-2014);
metadataTrad.dc.description.resumo Esta pesquisa teve como objetivo examinar os sentidos de qualidade emergentes das políticas curriculares para o Ensino Médio no Estado do Rio Grande do Sul no período entre 1991 e 2014. A metodologia de análise documental baseou-se nos pressupostos teóricos derivados da sociologia da educação contemporânea, principalmente nos aportes de Young (2014) e Ball (2013) sobre o campo dos Estudos Curriculares num contexto econômico-político internacional, marcado pela estreita relação entre mercado e educação. Como resultados ressaltam-se que, no período de análise, as distintas políticas curriculares postas em prática alinharam-se a um contexto internacional, marcado pela influência da racionalidade econômica no currículo, tanto na formação de professores como nos sistemas de avaliação. Agrega-se a isso uma ampla discursividade em torno do conceito de qualidade da educação, que perpassou as respectivas políticas educacionais, levadas a cabo por governos de distintos matizes ideológicos que se revezaram no poder entre 1991 e 2014 no Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), ora assumindo sentidos vinculados à performance acadêmica dos estudantes e das instituições, ora atrelada a sentidos de qualidade social, com forte preocupação social e agenda cidadã. Acrescenta-se o fato de que cada política colocada em prática sofre uma ruptura em face da alternância de governos, impossibilitando a consecução de seus objetivos. Desse modo, observou-se que, mesmo assumindo sentidos de qualidade por vezes antagônicos, as políticas analisadas apresentam similaridade em definir processos que iam de encontro com a regulação e controle típico de mercado, sinalizadas pelas agências internacionais que redirecionaram o papel da escola desde os anos de 1990. Ao final do estudo, defende-se que a qualidade do Ensino Médio no Brasil trata-se de um horizonte a ser perseguido e só poderá, de fato, ser concretizada com a hibridização dos dois sentidos, quais sejam: o acolhimento das demandas sociais e a defesa de conhecimentos com foco na performance acadêmica dos estudantes.;
metadataTrad.dc.description.abstract This research aimed to examine the meanings of quality emerging from curricular policies for high school in the state of Rio Grande do Sul in the period between 1991 and 2014. The methodology of documentary analysis was based on theoretical assumptions derived from the sociology of contemporary education, mainly in the contributions of Young (2014) and Ball (2013) on the field of Curriculum Studies in an international economic-political context, marked by the close relationship between the market and education. As a result, it is emphasized that, during the analysis period, the different curricular policies put into practice aligned with an international context, marked by the influence of economic rationality in the curriculum, both in teacher training and in assessment systems. Added to this is a wide discursiveness around the concept of quality of education, which permeated the respective educational policies, carried out by governments of different ideological nuances that took turns in power between 1991 and 2014 in the State of Rio Grande do Sul (Brazil), sometimes assuming meanings linked to the academic performance of students and institutions, sometimes linked to meanings of social quality, with a strong social concern and citizen agenda. It adds the fact that each policy put into practice suffers a rupture due to the alternation of governments, making it impossible to achieve its objectives. Thus, it was observed that, even assuming meanings of quality that are sometimes antagonistic, the analyzed policies show similarity in defining processes that went against the regulation and typical market control, signaled by the international agencies that redirected the role of the school since the 1990s. At the end of the study, it is argued that the quality of Secondary Education in Brazil is a horizon to be pursued and can, in fact, only be realized with the hybridization of the two senses, namely: the acceptance of demands and the defense of knowledge with a focus on students' academic performance.;
metadataTrad.dc.subject Ensino médio; Currículo; Qualidade da educação; Rio Grande do Sul; High school; Curriculum; Quality of education; Rio Grande do Sul;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2020-04-24;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9247;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas