Autor |
Batista, Lucivania Mendes; Antunes, Mario; Palhano, Marcela; Mendes, Rejane Kasufej; Alves, Solange Ercigo; |
Orientador |
Jesus, Simoni Ap. Fortes de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9581908342715312; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
PIBID diversidade uma ação afirmativa: possibilidades e desafios na formação dos professores da licenciatura intercultural indígena; |
Resumo |
Reconstruindo a realidade dos professores que atuavam na educação escolar indígena da nossa região, era restrita a atuação em escolas rurais ou salas-extensão de escolas não indígenas, do sistema nacional de ensino, os quais eram distribuídos às escolas indígenas, sem qualquer avaliação crítica sobre a especificidade das demandas apresentadas.
A construção da nova escola requer a formação de um capital social crítico de professores capazes de contribuir para os processos de luta pela retomada da autonomia de seus projetos etno- políticos, formação essa ancorada em ações para além dos muros das universidades, em um projeto educativo que permita ressignificar a relação desse sujeito com a escola, e a própria escola, como espaço e tempo de formação que promova a participação e o diálogo com a sociedade.; |
Palavras-chave |
PIBID diversidade; Formação; Ação afirmativa; Política afirmativa; |
Tipo |
Trabalho apresentado em evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8396; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |