| Autor | Lara, Jessé Ricardo Stori de; Martins, Giuly Any Dias; Oliveira, Rodrigo Freitas C. de; Calixto, Ana Maria; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/3088229841809804; http://lattes.cnpq.br/0986531237453273; http://lattes.cnpq.br/7099008362923909; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Quebra de padrões de gênero: uma possibilidade do ensino da literatura a partir do conto Sapatos de tacão alto, de Mia Couto; |
| Resumo | Este trabalho vem apresentar um modo possível de retratar o conto “Sapatos de tacão alto”, de Mia Couto, em sala de aula. Na narrativa supracitada são abordadas e ganham destaque questões acerca de estereótipos de gênero e, por sua vez, atitudes desviantes dos comportamentos preestabelecidos pela heteronormatividade. A palavra Queer é passível de ser traduzida do inglês como ‘estranho’, ‘excêntrico’ e até mesmo ‘ridículo’, carregando uma carga de significado extremamente pejorativa. Apesar disso, para alguns grupos minoritários, esse termo passa, com o tempo, a representar algo como ‘estar fora de padrões normatizadores’ de gênero e sexualidade. Considerando a aproximação dessas reflexões à narrativa literária, lançaremos mão de algumas ideias da Teoria Queer, a fim de discutir sobre alguns questionamentos levantados no conto de Mia Couto, principalmente aqueles relacionados à ordem de gênero, como as ideias que definem o significado de ‘ser homem’, os estereótipos do masculino e o binarismo de homem/mulher. Aproxima-se, portanto, as noções de um ensino literário pelas Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa do Paraná (2008).; |
| Palavras-chave | Queer; Ensino; Literatura; Mia Couto; |
| Tipo | Resumo de evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8368; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |