Resumen:
Este trabalho vem apresentar um modo possível de retratar o conto “Sapatos de tacão alto”, de Mia Couto, em sala de aula. Na narrativa supracitada são abordadas e ganham destaque questões acerca de estereótipos de gênero e, por sua vez, atitudes desviantes dos comportamentos preestabelecidos pela heteronormatividade. A palavra Queer é passível de ser traduzida do inglês como ‘estranho’, ‘excêntrico’ e até mesmo ‘ridículo’, carregando uma carga de significado extremamente pejorativa. Apesar disso, para alguns grupos minoritários, esse termo passa, com o tempo, a representar algo como ‘estar fora de padrões normatizadores’ de gênero e sexualidade. Considerando a aproximação dessas reflexões à narrativa literária, lançaremos mão de algumas ideias da Teoria Queer, a fim de discutir sobre alguns questionamentos levantados no conto de Mia Couto, principalmente aqueles relacionados à ordem de gênero, como as ideias que definem o significado de ‘ser homem’, os estereótipos do masculino e o binarismo de homem/mulher. Aproxima-se, portanto, as noções de um ensino literário pelas Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa do Paraná (2008).