| Autor | Butture, Elaine Teotonio da Silva; Souza, Mariane Ramos de; Bordinhão, Keoma Yoshio de Paula; Santos, Vanusa Pacheco dos; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/7117696317424844; http://lattes.cnpq.br/0323989255137427; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | O PIBID promovendo aprendizagem significativa entre estudantes de pedagogia; |
| Resumo | O presente trabalho trata de um relato de experiências no Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), durante o ano letivo de 2017, vivenciado por acadêmicas de pedagogia em diferentes períodos, uma do segundo período, outra do quarto e outra do oitavo período. Este programa foi realizado em uma Escola Municipal de Curitiba/PR. Durante esse período acompanhamos as turmas dos 1º anos do Ensino fundamental séries iniciais. Essa pesquisa traz uma reflexão sobre a importância da interação na aprendizagem e formação docente. Pois o futuro professor precisa ser pesquisador, crítico e reflexivo sobre a prática pedagógica. O Pibid nos oferece meios de interação entre os estudantes de pedagogia que estão em diversas etapas da formação, favorecendo assim uma aprendizagem colaborativa. Essa troca é essencial para o aprendizado mútuo do futuro professor, por isso foram trazidas algumas contribuições das nossas experiências. Sabe-se que para obter uma formação de qualidade é necessário desenvolver competências, isso fica mais fácil com a prática, neste sentido, pode-se afirmar que o Pibid nos proporciona esses momentos de aprendizagem mútua, pois a troca de experiência e conhecimento produz aprendizagem.; |
| Palavras-chave | PIBID; Aprendizagem; Experiência; Prática; Práxis; |
| Tipo | Resumo de evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8298; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |