Abstract:
O presente trabalho trata de um relato de experiências no Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), durante o ano letivo de 2017, vivenciado por acadêmicas de pedagogia em diferentes períodos, uma do segundo período, outra do quarto e outra do oitavo período. Este programa foi realizado em uma Escola Municipal de Curitiba/PR. Durante esse período acompanhamos as turmas dos 1º anos do Ensino fundamental séries iniciais. Essa pesquisa traz uma reflexão sobre a importância da interação na aprendizagem e formação docente. Pois o futuro professor precisa ser pesquisador, crítico e reflexivo sobre a prática pedagógica. O Pibid nos oferece meios de interação entre os estudantes de pedagogia que estão em diversas etapas da formação, favorecendo assim uma aprendizagem colaborativa. Essa troca é essencial para o aprendizado mútuo do futuro professor, por isso foram trazidas algumas contribuições das nossas experiências. Sabe-se que para obter uma formação de qualidade é necessário desenvolver competências, isso fica mais fácil com a prática, neste sentido, pode-se afirmar que o Pibid nos proporciona esses momentos de aprendizagem mútua, pois a troca de experiência e conhecimento produz aprendizagem.