| Autor | Fernandes, Mireli Hainzenreder; Cardoso, Michele Gonçalves; Coelho, Tiago da Silva; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/8322253023145233; http://lattes.cnpq.br/3575609840189267; http://lattes.cnpq.br/6459762939804251; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | A atuação do projeto do PIBID subprojeto de história da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC: relato de experiências; |
| Resumo | Existe uma discussão frequente que permeia os espaços educacionais no Brasil, esta evidencia que a profissão de professor está em crise, que as licenciaturas estão em decadência. O interesse pela profissão docente diminuiu no mesmo ritmo da ausência de políticas públicas que valorizem o profissional, pelas condições de trabalho precarizadas, baixos salários. O PIBID surge nesse cenário em 2007 como incentivo, contribuindo para formação de professores, para permanência de acadêmicas/acadêmicos na universidade, visando a melhoria da educação pública. Esse trabalho analisa a contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, na Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC da cidade de Criciúma Santa Catarina. O programa criado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior – CAPES, tem por intuito inserir os acadêmicos/as de licenciatura nas escolas públicas, bem como contribuir para o aperfeiçoamento da formação de docentes e melhoria na qualidade da educação básica pública brasileira.; |
| Palavras-chave | PIBID; História; Relato de experiência; |
| Tipo | Resumo de evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8256; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |