Resumen:
Existe uma discussão frequente que permeia os espaços educacionais no Brasil, esta evidencia que a profissão de professor está em crise, que as licenciaturas estão em decadência. O interesse pela profissão docente diminuiu no mesmo ritmo da ausência de políticas públicas que valorizem o profissional, pelas condições de trabalho precarizadas, baixos salários. O PIBID surge nesse cenário em 2007 como incentivo, contribuindo para formação de professores, para permanência de acadêmicas/acadêmicos na universidade, visando a melhoria da educação pública.
Esse trabalho analisa a contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, na Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC da cidade de Criciúma Santa Catarina. O programa criado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior – CAPES, tem por intuito inserir os acadêmicos/as de licenciatura nas escolas públicas, bem como contribuir para o aperfeiçoamento da formação de docentes e melhoria na qualidade da educação básica pública brasileira.