| Autor | Reszka, Luana; Tavares, Geremias Calisto Santana; Hermann, Andressa; |
| Orientador | Mendes, Aluísio Menin; Kreve, Gesiliane Aparecida Lima; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/1732370133582575; http://lattes.cnpq.br/3315502163778623; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Nível de equilíbrio estático de crianças em uma escola municipal urbana em Palmas no Paraná; |
| Resumo | Sabe-se que é muito importante trabalhar para desenvolver as capacidades físicas na Educação Física Escolar, bem como o Equilíbrio, que esta presente em muitas situações, sejam elas, brincadeiras, jogos, esportes, ou o simples ato de caminhar já exige Equilíbrio, quanto mais Equilíbrio a criança tiver, terá mais chances de ampliar seu repertório motor e aprimorar o desenvolvimento de outras capacidades físicas. Para Rosa Neto, (2002, citado por CARLET, et al., 2010). “Sendo o equilíbrio a base primordial de toda a ação diferenciada dos segmentos corporais. Quanto mais defeituoso é o movimento, mais energia consome, tal gasto energético poderia ser canalizado para outros trabalhos neuromusculares”. Segundo Barballo e Carvalho (2014, p. 02) “Equilíbrio Estático refere-se ao controle da oscilação postural na posição imóvel, através da utilização de percepções internas e externas, associadas à ativação muscular como resposta às perturbações de estabilidade e equilíbrio”. O Equilíbrio trata-se da capacidade de manter a posição em relação à sua base de apoio. Definido também como estado de um corpo quando forças distintas atuam sobre ele se compensam e anulam-se mutuamente. Pode ser definido ainda como sendo a noção de distribuição do peso em relação a um espaço e um tempo, e, em relação ao eixo de gravidade. Depende essencialmente do sistema labiríntico e do sistema plantar.; |
| Palavras-chave | Equilíbrio; Criança; Teste; |
| Tipo | Resumo de evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8206; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |