Abstract:
Sabe-se que é muito importante trabalhar para desenvolver as capacidades físicas na Educação Física Escolar, bem como o Equilíbrio, que esta presente em muitas situações, sejam elas, brincadeiras, jogos, esportes, ou o simples ato de caminhar já exige Equilíbrio, quanto mais Equilíbrio a criança tiver, terá mais chances de ampliar seu repertório motor e aprimorar o desenvolvimento de outras capacidades físicas. Para Rosa Neto, (2002, citado por CARLET, et al., 2010). “Sendo o equilíbrio a base primordial de toda a ação diferenciada dos segmentos corporais. Quanto mais defeituoso é o movimento, mais energia consome, tal gasto energético poderia ser canalizado para outros trabalhos neuromusculares”. Segundo Barballo e Carvalho (2014, p. 02) “Equilíbrio Estático refere-se ao controle da oscilação postural na posição imóvel, através da utilização de percepções internas e externas, associadas à ativação muscular como resposta às perturbações de estabilidade e equilíbrio”. O Equilíbrio trata-se da capacidade de manter a posição em relação à sua base de apoio. Definido também como estado de um corpo quando forças distintas atuam sobre ele se compensam e anulam-se mutuamente. Pode ser definido ainda como sendo a noção de distribuição do peso em relação a um espaço e um tempo, e, em relação ao eixo de gravidade. Depende essencialmente do sistema labiríntico e do sistema plantar.