| Autor | Dantas, Mirian Letícia Mazzardo; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/3714801742964783; |
| Orientador | Diaz, Sandra Maria Mattar; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/3428548047910201; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | As diferenças educacionais como propulsoras da exclusão; |
| Resumo | Muito se discute a diversidade na contemporaneidade brasileira, porém, quando se trata do ambiente educacional o assunto é atenuado. Isso se deve ao fato de ainda existir um modelo tradicional de educação que se baseia na homogeneidade, padronização e tradicionalidade, na qual os alunos que estão inseridos dentro da escola geralmente não são protagonistas no processo de ensino e aprendizagem. Essa homogenia exclui o que não é considerado normal, o que foge do padrão social e que comumente é caracterizado como um problema que deve ser resolvido (CANDAU. 2011). Essas diferenças estão presentes dentro e fora da escola, mas muitas vezes a própria instituição trata a cultura pessoal como um elemento externo, assim, a carga cultural que o aluno traz de casa e da sua convivência extra sala de aula é deixada de lado para que a educação científico-pedagógica prevaleça, fazendo com que a similitude seja cada vez maior e excluindo as diferenças que caracterizam cada estudante como ser social.; |
| Palavras-chave | Educação; Diferenças; Formação docente; |
| Tipo | Resumo de evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8188; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |