| Autor | Pedroso, Adriana Boese; Andriola, Verginia Mello Perin; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/8613936468570059; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | O ensino de Ciências para surdos no município de Palmas/PR: reflexões e contribuições; |
| Resumo | A linguagem de sinais se utiliza de meio visual e espacial para a comunicação e, tal como a língua verbal oral, vem sendo um eficiente meio de comunicação, usualmente utilizado para estabelecer relações com/entre indivíduos surdos. A língua de sinais é uma língua viso-gestual, necessitando da espacialidade para ser produzida e percebida. No Brasil ela é chamada de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Levando em conta que o aluno surdo cria sua identidade a partir do convívio com seus grupos sociais, normalmente seus familiares e amigos, Finau (2004), enfatiza que quanto mais cedo o aluno surdo entra em contato com esta comunidade, antes ele será capaz de construir e afirmar sua identidade própria.; |
| Palavras-chave | Dificuldades; Ensino; Inclusão; LIBRAS; |
| Tipo | Resumo de evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8096; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |