Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Cardoso, Jonas de Carvalho;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0787174868312000;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Pereira, Giancarlo Medeiros;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/0862215016729506;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola Politécnica;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Alternativas para o incremento do desempenho das startups;
metadataTrad.dc.description.resumo A análise dos estudos sobre o incremento de desempenho através de parcerias aponta que a literatura trata alianças estratégicas como posicionamento de mercado, ações com fins comerciais e proteção aos investimentos. Tais achados da literatura proposta sobre as startups não entram a fundo em como é possível mapear elementos que possibilitem o incremento de desempenho de empresas do tipo startup. Com o objetivo de contribuir com o esclarecimento desta questão o presente estudo se propõe a investigar de forma qualitativa através de entrevistas pessoais com empreendedores e gestores de empresas consolidadas atuantes no cenário a qual as startups estão inseridas. Os achados transitam por questões como a maturidade de empreendedores e investidores, sobre o plano de negócio e a formação de equipes de trabalho que contribuam com diversidade de perfis no que tange suas habilidades e técnicas e que se assemelhem em ideias e valores, passando por parcerias que busquem a complementariedade de planos de negócio e a atuação das universidades brasileiras como protagonistas no desenvolvimento de projetos de inovação junto a startups potencialmente capazes de decolarem com seu negócio.;
metadataTrad.dc.description.abstract The analysis of the studies on the performance increase through partnerships shows that the literature treats strategic alliances as market positioning, commercial actions and investment protection. Such findings of the proposed literature on startups do not go deeply into how it is possible to map elements that enable the performance enhancement of startup companies. In order to contribute to the clarification of this question the present study proposes to investigate in a qualitative way through personal interviews with entrepreneurs, managers of consolidated companies acting in the scenario to which the startups are inserted, which points that increase their performance. The findings are based on issues such as the maturity of entrepreneurs and investors, about the business plan and the formation of work teams that contribute to a diversity of profiles in terms of their skills and techniques and that resemble ideas and values, through partnerships that seek the complementarity of business plans and the actions of Brazilian universities as protagonists in the development of innovation projects with startups potentially capable of taking off with their business.;
metadataTrad.dc.subject Startup; Empresas consolidadas; Parcerias; Alianças; Empreendedores; Universidades; Sucesso; Startup; Consolidated companies; Partnerships; Alliances; Entrepreneurs; Universities; Success;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2018-01-15;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7020;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics