Resumen:
A análise dos estudos sobre o incremento de desempenho através de parcerias aponta que a literatura trata alianças estratégicas como posicionamento de mercado, ações com fins comerciais e proteção aos investimentos. Tais achados da literatura proposta sobre as startups não entram a fundo em como é possível mapear elementos que possibilitem o incremento de desempenho de empresas do tipo startup. Com o objetivo de contribuir com o esclarecimento desta questão o presente estudo se propõe a investigar de forma qualitativa através de entrevistas pessoais com empreendedores e gestores de empresas consolidadas atuantes no cenário a qual as startups estão inseridas. Os achados transitam por questões como a maturidade de empreendedores e investidores, sobre o plano de negócio e a formação de equipes de trabalho que contribuam com diversidade de perfis no que tange suas habilidades e técnicas e que se assemelhem em ideias e valores, passando por parcerias que busquem a complementariedade de planos de negócio e a atuação das universidades brasileiras como protagonistas no desenvolvimento de projetos de inovação junto a startups potencialmente capazes de decolarem com seu negócio.