metadataTrad.dc.contributor.author |
Brun, Marli; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes |
http://lattes.cnpq.br/0807653651999442; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Eggert, Edla; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/8360909218928418; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.publisher.initials |
Unisinos; |
metadataTrad.dc.publisher.country |
Brasil; |
metadataTrad.dc.publisher.department |
Escola de Humanidades; |
metadataTrad.dc.language |
pt_BR; |
metadataTrad.dc.title |
Bordando cidadania: projetos de conhecimento de mulheres na preservação cultural do Wandschoner em Ivoti (2007 - 2013); |
metadataTrad.dc.description.resumo |
Situada no campo das Ciências da Educação, esta pesquisa foi construída com o objetivo de introduzir o conceito projeto de conhecimento como categoria metodológica de reconstrução da práxis educativo-social da escola. Como origem de investigação, encontra-se a necessidade de avaliar e refletir as relações de gênero que permeiam o processo de produção e gestão do conhecimento pela escola. A base argumentativa está nas narrativas (auto)biográficas de bordadeiras (bordado de Wandschoner – panô de parede) e participantes do Projeto educativo-social Tecendo Memórias (2007-2013), a partir do qual se constitui a Associação das Bordadeiras Tecendo Memórias, a qual também passa a fazer parte do universo pesquisado. O projeto Tecendo Memórias é desenvolvido pelo Instituto de Educação Ivoti e Instituto Superior de Educação Ivoti, instituições mantidas pela Associação Evangélica de Ensino. Referenciais da teoria feminista e da pesquisa-formação são os principais suportes do processo reflexivo-reconstrutivo da práxis educativo-social que retira da invisibilidade, saberes considerados, tradicionalmente, como tipicamente femininos. Em Josso, a categoria projeto de conhecimento refere-se ao interesse de conhecimento e de formação pessoal, visando a construção de um projeto de si auto-orientado. O conceito é aqui apresentado como categoria de reconstrução da práxis educativo-social da escola. A ampliação do conceito, tem como pressuposto a compreensão de que toda pessoa constrói, ao longo de sua existência, seu projeto de conhecimento pessoal, assim como todas as associações, grupos e instituições públicas e privadas têm seus projetos de conhecimento, construídos e reconstruídos, com maior ou menor consciência, pelas pessoas que as integram. A trajetória da construção teórica-metodológica desta pesquisa desembocou na compreensão de que a função social da escola, e, consequentemente, da universidade, é contribuir teórico-metodologicamente, para que toda pessoa tenha consciência do seu projeto conhecimento e de como,dialeticamente, ele se inter-relaciona, na práxis social, com projetos de conhecimento, individuais e coletivos.; |
metadataTrad.dc.subject |
Projeto de conhecimento; Mulheres; Escola; Gestão do Conhecimento; Bordado; |
metadataTrad.dc.subject.cnpq |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
metadataTrad.dc.type |
Tese; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2013-06-26; |
metadataTrad.dc.description.sponsorship |
Nenhuma; |
metadataTrad.dc.rights |
openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4790; |
metadataTrad.dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |