Mostrar el registro sencillo del ítem
| metadataTrad.dc.contributor.author | Gomes Filho, Teodoro Antunes; |
| metadataTrad.dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1430890394814840; |
| metadataTrad.dc.contributor.advisor | Forster, Mari Margarete dos Santos; |
| metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0946175067372667; |
| metadataTrad.dc.publisher | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| metadataTrad.dc.publisher.initials | Unisinos; |
| metadataTrad.dc.publisher.country | Brasil; |
| metadataTrad.dc.publisher.department | Escola de Humanidades; |
| metadataTrad.dc.language | pt_BR; |
| metadataTrad.dc.title | Saberes docentes em EJA: um estudo na rede municipal de Sapucaia do Sul (RS); |
| metadataTrad.dc.description.resumo | Esta pesquisa, de caráter qualitativo, procurou fazer uma relação entre a educação de jovens e adultos e os saberes docentes utilizados nessa modalidade de ensino. Teve como sujeitos de pesquisa os professores da educação de jovens e adultos das séries finais do ensino fundamental, da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS). Para a coleta dos dados empíricos foram utilizados questionários junto a 35 professores da referida rede, assim como a realização de entrevistas com 8 destes professores. A investigação teve como objetivo geral mapear os saberes utilizados pelos docentes da EJA nas suas tomadas de decisões em seu fazer pedagógico. Teve como hipótese de trabalho a afirmativa que 'o saber da ação pedagógica é o mais necessário à profissionalização do ensino, contudo o menos desenvolvido e explicitado no repertório de saberes dos professores'. Como resultado observou-se que diversos saberes docentes estão presentes na prática de sala de aula do professor da educação de jovens e adultos, destacando-se entre eles os saberes 'experienciais' e os 'curriculares'; logo, não foi possível afirmar que o saber 'da ação pedagógica' é o mais necessário dentre os saberes identificados; os professores não têm um preparo especial para trabalhar com a EJA, embora sua larga experiência os ajude no trato dos conhecimentos a serem veiculados. Concluiu-se que faz-se necessário ter um olhar diferenciado sobre o professor da educação de jovens e adultos e que este precisa dar maior visibilidade aos seus saberes, problematizando-os, qualificando sua prática pedagógica, para que os objetivos esperados nesta modalidade de ensino sejam melhor atingidos.; |
| metadataTrad.dc.subject | Educação de jovens e adultos; Ensino fundamental; Saberes docentes; |
| metadataTrad.dc.subject.cnpq | ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
| metadataTrad.dc.type | Dissertação; |
| metadataTrad.dc.date.issued | 2012-02-23; |
| metadataTrad.dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
| metadataTrad.dc.rights | openAccess; |
| metadataTrad.dc.identifier.uri | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3290; |
| metadataTrad.dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação; |